Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32h - Violências nas escolas e estratégias de saúde na família

24727 - PERFIL DAS CRIANÇAS ANTE AS VIOLÊNCIAS INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR
CAROLINE SOARES NOBRE - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/ ISC UFBA, CECI VILAR NORONHA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/ISC UFBA


Apresentação/Introdução
Notícias acerca da violência relacionada ao ambiente escolar emergem diariamente e são cada vez mais frequentes. A escola ocupa atualmente, um lugar de destaque ante as violências nos discursos sociais, escolares e midiáticos, o que tem levado a um aumento de pesquisas sobre o tema, nas últimas três décadas, ganhando cada vez mais espaço na agenda de pesquisa no campo da saúde e educação.


Objetivos
Descrever a categorização das atitudes e comportamento assumidos por crianças ante a violência interpessoal no âmbito escolar.


Metodologia
A pesquisa tem caráter de survey realizada em Fortaleza em que participaram 792 escolares (questionários válidos) de 10 e 11 anos matriculados no 5º e 6º ano em 2016 de 30 escolas municipais selecionadas através de amostra aleatória por conglomerados entre os meses de junho a novembro de 2016. As análises quantitativas foram descritivas utilizando-se o programa SPSS. A pesquisa aprovada pelo Comitê de ética e Pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, sob Parecer Nº 1.822.043.


Resultados
Observa-se que os alunos diante das situações de conflitos interpessoais no ambiente escolar, assumem ter sido observadores/testemunhas 83,7%, como vítima 55,3% e 47,2% se posicionaram como agressores nas últimas duas semanas que antecederam a pesquisa. Destes alunos, parte se enquadrou, em apenas um perfil; 21,8% como testemunha, 2,6% vítimas e 1,6% agressores. Ou seja, 74% dos alunos têm mais de um perfil. Dentre os comportamentos, as vítimas alegaram ter sofrido mais por terem sido chamadas por nomes feios/ofensivos (25,1%). Para os agressores foi assumido, ter agredido fisicamente/bater um colega (22,5%) e as testemunhas, o mais observado foi às agressão física/bater (57,4%).


Conclusões/Considerações
Estes achados refletem a extensão da violência interpessoal entre escolares, realizando comparativos entre os perfis assumidos entre os estudantes, sejam eles vítimas, agressores, testemunhas, agressores/vítimas, agressores/testemunhas ou vítimas/testemunhas, de modo que há uma nítida inserção do comportamento violento nas relações entre pares, acenando a disparidade de algumas variáveis quanto ao tipo de comportamento violento prevalente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360