Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32f - Violências contra crianças e adolescentes

22256 - VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO SISTEMATIZADA
STELLA REGINA TAQUETTE - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DENISE LEITE MAIA MONTEIRO - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Apresentação/Introdução
A violência entre namorados na adolescência (VNA) é de alta prevalência e pode ter consequências graves para a saúde, principalmente no sexo feminino, incluindo sintomas depressivos, ansiedade, isolamento social e até homicídios, além de ser preditor da violência por parceiros íntimos na idade adulta.


Objetivos
O objetivo desta revisão é sistematizar o conhecimento produzido em investigações empíricas recentes no campo da saúde que enfocam causas e consequências da VNA para subsidiar novas pesquisas e programas de prevenção.


Metodologia
Revisão de estudos publicados no Pubmed nos últimos cinco anos através do MeSH Database.: “ Intimate Partner Violence” AND “Adolescent” NOT “prevention and control” NOT “Adult”. Foram disponibilizados 59 artigos. Após a leitura dos resumos, a partir dos critérios de inclusão estabelecidos foram excluídos 13 artigos: 9 por se tratar de estudos com crianças, 4 com adultos. Após a leitura foram excluídos mais 11 artigos: 6 por não serem sobre o tema foco do estudo, 2 por não estarem disponíveis os textos completos, 2 por não serem fruto de pesquisa empírica e 1 por ser publicado no idioma alemão. Portanto, foram analisados no total 35 artigos.


Resultados
Alguns estudos evidenciam prevalência de VNA maior que 50% em ambos os sexos, com consequências mais graves para o sexo feminino. Identificamos três núcleos temáticos principais nos artigos revistos: vulnerabilidades relacionadas à VNA, circularidade da violência e agravos à saúde associados à VNA. Os dados apontam que a VNA tem suas raízes na cultura patriarcal e é mais frequente em conexão com racismo, heterossexismo e pobreza. Ocorre de forma circular, vinculada a outras modalidades de violência em contextos diversos (família, escola, comunidade e mídias sociais). Está associada a agravos à saúde como depressão, ansiedade, uso abusivo de álcool e drogas e sexo sem proteção.


Conclusões/Considerações
O conhecimento produzido nos estudos revisados indica ser urgente e essencial a implementação de ações preventivas precocemente nas escolas, envolvendo as famílias e a comunidade. Essas devem incidir na desconstrução dos atuais padrões culturais de gênero, fundamentada em sua origem histórica, de forma a dar suporte a abordagens pedagógicas emancipatórias e libertadoras.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360