27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO3e - Saneamento, Saúde e Ambiente 2  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25264 - PESQUISA-AÇÃO NA COMUNIDADE CAIÇARA DA PRAIA DO SONO DE SANEAMENTO ECOLÓGICO GUSTAVO CARVALHAES XAVIER MARTINS PONTUAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, TANIA M. DE F. B. MACIEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, MICHEL THIOLLENT - UNIVERSIDADE UNIGRANRIO, EDMUNDO GALLO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
					
  
					Apresentação/Introdução Em Paraty, um território de alta vulnerabilidade socioambiental, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), parceria entre a Fiocruz, Funasa e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), atua por meio de pesquisa-ação, para desenvolver tecnologias sociais. O seguinte trabalho apresenta pesquisa no campo do saneamento ecológico na Comunidade Caiçara da Praia do Sono. 
  
 	Objetivos Apresentar a pesquisa-ação desenvolvida no campo do saneamento ecológico com participação da comunidade e dos atores locais ao longo de todo o processo e avaliação qualitativa a partir de observação participante realizada em parceria com a UFRJ.
  
 	Metodologia Este estudo baseia-se na pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Morin, 2004) para incluir os diversos atores do território, na ecologia de saberes (Santos 2007; 2003) para propiciar um dialogo horizontal de todos os saberes e na reflexão crítica (Freire, 1983), para propiciar uma “práxis”, uma ação consciente de si mesmos e de seu território, colocando o beneficiário no lugar de ator social junto com os facilitadores do processo. A partir de observação participante ao longo de todo o processo, com um olhar integral e sistêmico, pode-se a partir de avaliação qualitativa, consolidar os dados para apresentação dos resultados obtidos ao longo do processo de construção coletiva. 
  
 	Resultados As ações foram desenvolvidas com envolvimento da comunidade e dos atores locais, desde a concepção do projeto, planejamento participativo, inclusão dos comunitários na construção dos módulos como multiplicadores sociais da tecnologia, aulas de educomunicação conduzidas na escola e avaliação ao longo do processo. Inicialmente construiu-se um módulo na escola e estão sendo construídos dez módulos nas moradias em dialogo com a comunidade e com apoio da Prefeitura Municipal de Paraty, o que fortalece as políticas públicas da região. Atualmente está na etapa de condução de entrevistas semi-estruturadas para compreensão dos desdobramentos do projeto e da comunidade sobre a temática água/esgoto. 
  
 	Conclusões/Considerações O processo tem permitido o diálogo entre diversos saberes, o que demanda articulação permanente entre os atores, com foco na valorização dos contextos de cada ator local. Verifica-se a importância da atuação em rede, que promove ganhos para a comunidade e para o setor público. Conclui-se que o empoderamento ocorre não só na comunidade mas em todos os atores locais e que ações territorializadas devem respeitar as singularidades locais.
					 |