27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO3e - Saneamento, Saúde e Ambiente 2  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25666 - BIODIGESTORES: ESTUDO DE CASO DE SANEAMENTO ECOLÓGICO COMO UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA O SANEAMENTO RURAL E RESIDENCIAL EM ÁREAS PERIFÉRICAS CLAUDIO AMARAL PROENÇA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, GUSTAVO CARVALHAES XAVIER MARTINS PONTUAL - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
					
  
					Apresentação/Introdução Atualmente, nos grandes centros urbanos, as residências em áreas periféricas ou provenientes de ocupação desordenada e áreas rurais, em sua maioria, não possuem esgotamento sanitário. A maior parte do esgoto e dos resíduos é destinada de maneira incorreta. O biodigestor é um exemplo de tecnologia limpa que possibilita sanear e obter energia em forma de gás natural através da biodigestão anaeróbia.
  
 	Objetivos Ampliar os conhecimentos sobre a utilização dos biodigestores como metodologia de saneamento e tratamento de resíduos orgânicos, por meio da discussão entre a teoria disponível e a prática, no campo do saneamento ecológico e das tecnologias sociais.
  
 	Metodologia A metodologia foi realizada em quatro etapas: Revisão Bibliográfica relacionada à temática do trabalho, Revisão Documental associada à Pesquisa Qualitativa, Estudo de caso e Observação Participante com saída de campo ao longo do processo para análise de caso. O estudo relacionou o panorama geral do saneamento no Brasil com enfoque no reaproveitamento dos resíduos orgânicos e do esgotamento sanitário através de modelos de saneamento ecológico. Também foram levantados dados sobre diferentes modelos de biodigestores já implementados, através de estudo de caso com visitas participativas àos sistemas biodigestores do Vale Encantado e por dados secundários de Águas do Imperador, para discussão.
  
 	Resultados Durante estudo, a tecnologia de biodigestor foi classificada entre seus usos: rurais, industriais e residencias, para melhor compreensão da aplicabilidade da mesma. Foi dado foco aos biodigestores residenciais para populações vulneráveis, como tecnologias sociais, a partir de estudo de caso da comunidade do Vale Encantado e Águas do Imperador.  Na discussão de ambos os casos, já aplicados na prática, percebeu-se que é possível solucionar de forma descentralizada a disposição final dos resíduos orgânicos e esgoto doméstico, para pequena escala de 20 pessoas, com aplicação em um restaurante comunitário, e média para aproximadamente 3.000 pessoas, com aplicabilidade em uma comunidade. 
  
 	Conclusões/Considerações Concluiu-se que a partir do uso de tecnologias sociais, pode-se difundir a utilização dos biodigestores como alternativa para a ineficiência do saneamento, principalmente em áreas rurais e regiões onde o saneamento convencional não é uma possibilidade. No entanto, conclui-se que existe uma carência de produção acadêmica sobre biodigestores para esgoto sanitário residencial, em populações vulneráveis, como soluções sociais de baixo custo.
					 |