Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO3j - Exposições químicas, ambiente e saúde 1

24900 - PERFIL DE MULHERES COM PRESENÇA DE URÂNIO NO LEITE MATERNO DE UMA REGIÃO DE EXTRAÇÃO DO URÂNIO NA BAHIA
PAULA JUNQUEIRA MOTA - IMS/ UFBA, DJANILSON BARBOSA SANTOS - UFRB, ANDERSON SANTOS SOUZA - IMS/ UFBA, VANESSA MORAES BEZERRA - IMS/ UFBA, DANIELA DA SILVA ROCHA - IMS/ UFBA, RAFAEL PENA SIQUEIRA - IMS/ UFBA, NAIARA MONTEIRO NOLASCO - IMS/ UFBA


Apresentação/Introdução
Além de nutrientes essenciais para a criança presentes no leite materno, outros componentes do leite podem ser prejudiciais, como os metais. Pesquisas comprovam que a existência de metais no leite materno podem provocar alterações no crescimento e desenvolvimento da criança, intoxicações, diarreias, cânceres, doença renal, entre outros agravos à saúde materno infantil.


Objetivos
Identificar fatores socioeconômicos, obstétricos e de hábitos alimentares de mulheres, que amamentam crianças de até 02 anos de idade e com urânio presente nas suas amostras de leite materno, de uma região de extração de urânio do estado da Bahia.


Metodologia
Descritivo de um estudo preliminar, químico analítico e epidemiológico, de abordagem domiciliar, realizado em 2015, baseado na aplicação de questionário e coleta de amostras de leite materno de 117 mulheres residentes numa região de extração de urânio do estado da Bahia. O teor do metal no leite materno foi dosado utilizando a técnica de Micro Extração Líquido-Líquido Dispersiva combinada com espectrometria. Foi adotado o teor padrão de urânio de 30 μg/ L para água potável, de acordo com a recomendação da Environmental Protection Agency dos Estados Unidos da América. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas das variáveis, com suas respectivas médias e desvios padrões.


Resultados
Das 117 mulheres, 79,5% sempre morou na região, com uma média de idade de 25,8 anos (DP 6,4), 82% eram casadas, 40,2% estudaram até o ensino fundamental incompleto, 59,3% autodeclaram ser de cor parda, 60,7% não trabalhavam, com renda familiar de 799,1 reais (DP 718,2),67,5% bebiam água filtrada, 95% ingeriam alimentos produzidos na região e 72,7% dos domicílios tinham abastecimento de água da rede de distribuição. Em relação aos fatores obstétricos, 54,7% tiveram partos normais, com filhos de sexo masculino em 54%, pesaram ao nascer em média 3,3kg (DP 0,5) e 77,8% estavam em aleitamento misto. O ter de urânio no leite materno variou entre 2,4 a 161,0 μg/ L (média: 37,7 μg/ L).


Conclusões/Considerações
O presente estudo identifica um perfil inédito no Brasil de mulheres nutrizes em exposição ao urânio e sugere fragilidades tanto nas pesquisas como nas políticas de saúde sobre a temática, bem como direcionadas ao binômio mãe-filho. Ademais, é importante considerar não somente os impactos econômicos advindos da extração do urânio, como também os impactos ambientais e à saúde da população circunvizinha da reserva do minério.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360