Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO3g - Agroecologia, ambiente e saúde 1

23711 - IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA POPULAÇÃO EXPOSTA AOS AGROTÓXICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ALOYSIO DE ARAÚJO RIBEIRO-NETO (IN MEMORIAN) - DIVISÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR/ SES-RJ, LISE BARROS - CESTEH - FIOCRUZ, CLAUDIO FERNANDES SALLES VAZ - INSTITUTO ESTADUAL DE ENGENHARIA - SEO-RJ, JORGE DE ALMEIDA CURSIO - DIVISÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR - SES-RJ, PEDRO GUIMARÃES COSCARELLI - DIVISÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR - SES-RJ E IEDF - UERJ


Período de Realização
2013 - 2017


Objeto da Experiência
População exposta aos agrotóxicos


Objetivos
Implantar as ações de vigilância da saúde da população exposta aos agrotóxicos no Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com o Modelo de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, do Ministério da Saúde, e com os princípios e diretrizes do SUS.


Metodologia
A implantação do projeto deu-se a partir de duas ações principais: (1) definição de critérios/ indicadores para a seleção de municípios prioritário, desenvolvido pela própria equipe técnica executora, ao qual denominou "Risco Agrotóxico”; e (2) capacitação dos técnicos da vigilância em saúde e da atenção básica para a execução das atividades do projeto.




Resultados
A partir do "Risco Agrotóxico" foi possível hierarquizar a necessidade de ações de saúde em todos os municípios do estado. Foram selecionados os 33 municípios com maior risco. O número total de municípios incluídos foi definido pela CIB. Foram capacitados 338 técnicos de 43 municípios. Oito municípios prioritários não participaram da capacitação. Entretanto, 18 outros municípios que não eram prioritários solicitaram participação da capacitação.



Análise Crítica
Os critérios explícitos para hierarquização dos municípios facilitou o processo de priorização conforme os territórios mais relevantes. A capacitação permitirá a capilarização das ações que se dará diretamente no território da população exposta. A participação de diversos municípios não priorizados evidenciou o interesse de diversas secretarias municipais de realizar ações voltadas para a esta população.


Conclusões e/ou Recomendações
A utilização de critérios objetivos para priorização de municípios e a realização de capacitação de profissionais da atenção básica em conjunto com técnicos da vigilância facilitaram a implantação de um projeto estadual para a população exposta a agrotóxicos com ênfase na territorialização das ações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360