27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO3g - Agroecologia, ambiente e saúde 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26279 - PROMOÇÃO DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL  NA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE AGROECOLOGIA (GEIA) FERNANDO HENRIQUE PRADO - UFSC, MÁRCIA GILMARA MARIAN VIEIRA - UNIVALI, AMANDA CLEMENTE SCHLINDWEIN - UNIVALI, ANA CAROLINA GELSCHLEITER BORGES - UNIVALI, JACQUELINE ALDANA BARRERA - UNIVALI, MICHELI SOARES DOS SANTOS - UNIVALI, ABIGAIL MAGALI CABRAL SEVERINO - UNIVALI
					
  
					Período de Realização As oficinas foram realizadas entre março e dezembro de 2017, no município de Itajaí (SC).
  
 	Objeto da Experiência Fomentar os conhecimentos dos acadêmicos sobre a agricultura sustentável de base agroecológica, com temáticas pertinentes ao modelo, na universidade. 
  
 	Objetivos Aprofundar e aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, promover o conhecimento e o pensamento crítico por meio de debates e encontros que abordam temáticas agroecológicas por meio de oficinas teórico-práticas, além de instigar os alunos para a proteção da natureza e a sustentabilidade.
  
 	Metodologia O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia (GEIA), foi criado em 2017, a partir do projeto de extensão "Educação para Transformação: meio ambiente, saúde e gênero" vinculado a UNIVALI. As oficinas foram realizadas mensalmente com a participação dos parceiros do projeto, convidados para disseminar seus conhecimentos sobre as temática abordadas, explicitas em sala de aula e posteriormente estendendo-se a aplicabilidade prática de seus encontros à Horta Orgânica Experimental.
  
 	Resultados Os encontros proporcionaram a compreensão da importância do consumo de alimentos orgânicos de base agroecológica, assim como, alertando sobre os malefícios causados por produtos contaminados com agrotóxicos e fertilizantes químicos sintéticos utilizados no modelo de agricultura convencional. Esta ação motivou os participantes a iniciarem suas hortas orgânicas em casa, disseminando o conhecimento à comunidade e promovendo integração entre ensino e extensão.
  
 	Análise Crítica Compreende-se a articulação entre vários atores da sociedade, fundamentais para o êxito destas ações coletivas, com o propósito de fomentar emancipação e autonomia dos indivíduos, promover os participantes a promotores socioambientais como disseminadores de conhecimentos. Vale ressaltar a ampliação das fronteiras entre a universidade e a comunidade, trazendo soluções diárias para a vida da população, fortalecendo estes elos entre a teoria científica e a aplicação das práticas.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Nota-se a importância destas ações educativas para proporcionar aos participantes a oportunidade de interagir e dialogar sobre os saberes da agricultura sustentável, contribuindo para promover o desenvolvimento do ambiente de maneira agroecológica, através da aplicabilidade com intervenção na realidade e no ambiente escolar, para a construção de alunos reflexivos, capazes de discutir a respeito destas problemáticas ambientais e sociais.
					 |