28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO3k - Agroecologia, ambiente e saúde 2 |
23923 - COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS EM UMA COMUNIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL LAÍS MARA CAETANO DA SILVA - UFSM, MÁRCIO ROSSATO BADKE - UFSM, JENNIFER AGUILAR LEOCÁDIO DE MENEZES - UFSM, PRISCILA DE OLIVEIRA BOLZAN BONADIMAN - UFSM, ALINE DALCIN SEGABINAZI - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, FABIANE BUDEL - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Período de Realização Trabalho iniciado em julho/2017, vigente, vinculado à disciplina “Enfermagem na Vigilância em Saúde”.
Objeto da Experiência Ações de vigilância em saúde, identificação de situação de vulnerabilidade social e gerenciamento de resíduos orgânicos produzidos na comunidade.
Objetivos Relatar a experiência de investigação da situação de vulnerabilidade social em uma comunidade coberta por Estratégia Saúde da Família (ESF), o planejamento e o desenvolvimento de uma intervenção por meio da construção e implantação de uma composteira para reutilização de resíduos orgânicos.
Metodologia Realizou-se uma reunião junto à ESF, onde emergiu a necessidade de levantar a vulnerabilidade social. A seguir, utilizando um instrumento adaptado pelos responsáveis, ocorreram visitas para o levantamento de informações. A partir destas, identificou-se que a coleta de lixo ocorria semanalmente, representando risco para aumento de vetores. Propôs-se implantar uma composteira, estratégia compartilhada com a comunidade. A partir disso, preparou-se o material, bem como, uma atividade educativa.
Resultados Após a implantação da composteira, a responsável pela ação retornou ao centro comunitário e identificou que a mesma permanece em uso, sob autogestão da comunidade, sendo referida pelos membros desta como uma intervenção com impacto positivo. Além disso, a manutenção da composteira tem possibilitado à comunidade otimizar o cultivo de um horto medicinal, o qual também provém de parceria com a extensão universitária, além de auxiliar na redução do lixo e da matéria orgânica presente nas ruas.
Análise Crítica Acredita-se que o êxito da experiência se associa ao processo de implementação, envolto por diálogo com a comunidade, que pôde manifestar suas demandas. Resíduos orgânicos representam cerca de 50% dos resíduos urbanos gerados no país, sendo possível a reciclagem por meio de processos como a compostagem. Ademais, trata-se de uma iniciativa que tem processo de execução simples e de baixo custo, o que otimiza seu funcionamento, tornando-a acessível e replicável em outros cenários.
Conclusões e/ou Recomendações A intervenção mostrou-se viável e exitosa, na medida em que é de simples implementação e manutenção, baixo custo e propicia a reutilização do resíduo orgânico com geração de composto nutritivo acessível para uso em jardins e hortas presentes na própria comunidade. Além disso, a atividade extensionista propiciou importante integração entre a Universidade e a comunidade, permitindo o compartilhamento de saberes entre diferentes atores e cenários.
|