Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO3k - Agroecologia, ambiente e saúde 2

26547 - PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS COMO INDICADORES DE SAÚDE NO TERRITÓRIO
FRANCILEIA PAULA DE CASTRO - FASE


Período de Realização
Realizada de março de 2016 a março de 2017 em comunidades rurais do sudoeste de Mato Grosso.


Objeto da Experiência
Relações entre o conceito de Agroecologia e de Saúde, através da observação de práticas agroecológicas que são adotadas por comunidades rurais


Objetivos
Refletir sobre a definição de territórios saudáveis e livres a partir do histórico do território e do modelo de desenvolvimento.Identificando junto a agricultores familiares práticas agroecológicas que são adotadas e que contribuem para a promoção de saúde.



Metodologia
Foi adotada metodologia participativa através da utilização de instrumentais como a realização de seis rodas de conversas coletivas com a participação de 30 agricultores/as e lideranças do assentamento Roseli Nunes - Mato Groso, visando a construção de linha do tempo do território e elaboração de cartas e dialogo sobre os temas: Agroecologia e Saúde.


Resultados
As rodas de conversas proporcionaram diálogo entre os participantes e reflexões em torno de temas como território, saúde e agroecologia e a convergência entre esses temas.
Para cada tema abordado foram realizados debates entre os participantes, e a partir dos debates foram identificados ações e práticas realizadas no território que dialogam com esses temas.
A partir das reflexões dos participantes, foi elaborado uma carta que aborda a definição de território saudável e livre do coletivo.



Análise Crítica
A carta produzida pelos trabalhadores e trabalhadoras do assentamento Roseli Nunes, apontam a necessidade de denúncia frente as contradições e os impactos vivenciados no território a partir da análise do modelo de desenvolvimento, mas também a necessidade de anunciar os processos contra hegemônicos, como a Agroecologia. A metodologia foi capaz de proporcionar essa reflexão de forma participativa e processual de análise.


Conclusões e/ou Recomendações
As práticas agroecológicas adotadas e identificadas no território se convergem em ações que promovem a saúde destes territórios e os fortaleçam no aspecto da resistência as ameaças, aos conflitos identificados. É de fundamental importância que as ações que são planejadas e desenvolvidas neste território no âmbito da agroecologia e da saúde assumam uma interface de atuação e deem a integralidade a qual se propõem

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360