27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3a - Ambiente e Saúde 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27435 - OFICINAS EDUCATIVAS/REFLEXIVAS E A INTERFACE COM SAÚDE E O MEIO AMBIENTE ALLANE TENÓRIO BRANDÃO DA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JORGIANA DE OLIVEIRA MANGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, EMMYLLE THAÍS SOUZA SILVA CABRAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, IRIS FÁTIMA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JOSÉ RONALDO VASCONCELOS NUNES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, LETÍCIA CABRAL DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, SUELI JOANA DE SANTANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, SUZANA DE OLIVEIRA MANGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, VALDECI BARBOSA DA SILVA JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
					
  
					Período de Realização Agosto a dezembro de 2017.
  
 	Objeto da Experiência Oficinas educativas sobre meio ambiente no âmbito da atenção primária à saúde.
  
 	Objetivos Descrever as experiências vivenciadas durante oficinas educativas sobre meio ambiente no âmbito da atenção básica.
  
 	Metodologia Relato de experiência das oficinas educativas realizadas na Atenção Básica à Saúde em um bairro de Vitória de Santo Antão-Pe. Após o mapeamento da área e identificação de problemas, foi realizada reunião com equipe de saúde da família, coordenação da Atenção Básica, Vigilância Ambiental e Epidemiológica. Ficaram acordados os seguintes temas para as oficinas na comunidade: cuidados com o lixo e reciclagem, cuidados com os animais domésticos e para consumo humano e prevenção das arboviroses.
  
 	Resultados As oficinas foram realizadas junto ao grupo de idosos da área. Foram utilizados materiais educativos e impressão de panfletos educativos sobre as temáticas. Cada oficina era composta por uma dinâmica de integração, os temas abordados com ilustrações, diálogo com os participantes durante a exposição do tema para que os mesmos construíssem o conhecimento e um momento de avaliação final do encontro. O grupo sugeriu outra oficina sobre os cuidados e prevenção de escorpiões.
  
 	Análise Crítica Observou-se que as oficinas foram um meio eficiente de desenvolvimento dos temas, com uma linguagem acessível e partindo do conhecimento prévio que cada participante apresentava. O diálogo com os participantes foi fundamental para a introdução dos temas. Durante as avaliações finais das oficinas os idosos sempre avaliavam de maneira positiva e solicitavam a continuidade das ações do grupo de extensionistas em suas reuniões e os mesmos também propuseram o tema sobre os cuidados com os escorpiões.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações As oficinas mostraram uma estratégia eficiente de sensibilização sobre o tema Meio Ambiente e Saúde. Promoveu-se a reflexão sobre os problemas ambientais do cotidiano daquela comunidade e estimulou-se a comunidade a assumir um papel importante no seu autocuidado e cuidado com o meio ambiente. Estimularam-se as ações de reciclagem, de cuidados com sua produção de resíduos, bem como a importância do fortalecimento do controle social.
					 |