Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3c - Ambiente e Saúde 2

27045 - CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOS DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA BAÍA DO IGUAPE, BAHIA, BRASIL
KARINE DE OLIVEIRA SILVA - UFBA, RITA DE CÁSSIA FRANCO RÊGO - UFBA, DANIELE TEIXEIRA DA SILVA - UFBA, JULIANA DOS SANTOS MULLER - IFBA, VERÔNICA MARIA CADENA LIMA - UFBA, MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA - UFBA, MARTA MARIA DE CARVALHO - UFBA, ILA ROCHA FALCÃO - UFBA, ANA CARINE CARDOSO - UFBA, ERICA CRISTINA OLIVEIRA MATOS - UFRB


Período de Realização
Abril, maio e junho de 2017.


Objeto da Experiência
Apresentação das características sóciodemográficas de uma comunidade remanescente de quilombos, através da coleta de dados guiada por formulário.


Objetivos
Descrever a experiência à cerca do processo de caracterização do perfil sóciodemográfico dos moradores de Santiago do Iguape cadastrados no banco de dados da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape (RESEX), Bahia, Brasil que correspondem a uma comunidade remanescente de quilombos.


Metodologia
Através de projeto conduzido por grupo de pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa foi realizado um estudo epidemiológico de corte transversal em uma perspectiva de pesquisa participativa de base comunitária. Na qual, os participantes foram sorteados, resultando em amostra de 248 pescadores artesanais e/ou marisqueiras moradores de Santiago do Iguape cadastrados na RESEX. Seguido do convite aos mesmos e consentimento livre e esclarecido obtido.


Resultados
Dos 248 trabalhadores, 141 apresentaram 20 a 39 anos, 98 40 a 59 anos e 9 60 anos ou mais. Em relação à raça, 187 se declararam negros, 51 pardos, 4 brancos, 4 indígenas e 2 amarelos. E ao estado civil foram 145 amigados/casados e 103 solteiros/separados/viúvos. Sendo, 170 do sexo feminino e 78 do sexo masculino. Observa-se que 177 dos trabalhadores referiram escolaridade menor ou igual ao ensino médio incompleto, 70 ensino médio completo e apenas 1 superior incompleto.


Análise Crítica
O instrumento de pesquisa escolhido nos permitiu conhecer e caracterizar o perfil sóciodemográfico de uma comunidade remanescente de quilombos reconhecida pela Fundação Cultural Palmares. Bem como acompanhar respostas informadas; mobilizar participação da amostra; e elucidar dúvidas. Logo, observamos um povo que sofre com uma atenção primária à saúde limitada, preserva a pesca artesanal e mariscagem como modo de subsistência e luta pelos seus direitos garantidos na Constituição Federal de 1988.


Conclusões e/ou Recomendações
A coleta de dados guiada por formulário aplicado por equipe da UFBA se mostrou uma experiência prazerosa por permitir conhecimento, agregar valores interpessoais e receber o retorno imediato da comunidade. Porém trabalhosa por envolver deslocamento, financiamento e motivação constante. Apesar das dificuldades, esta atividade ilustrou a democratização do tripé ensino/pesquisa/extensão e o forte potencial das comunidades remanescentes de quilombos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360