Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3b - Ambiente e Saúde 4

21482 - A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO AMBIENTAL NA OCORRÊNCIA DA ASMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E AÇÕES EM SAÚDE PÚBLICA
CLÁUDIA SILVA DIAS - PUCMINAS, RODOLFO HENRIQUE MARTINS GOMES SILVA - PUCMINAS, CINTHIA VIANA LACERDA - PUCMINAS


Apresentação/Introdução
A asma é uma doença que está relacionada com a biologia humana, com o ambiente (indoor e outdoor), o modo de vida das pessoas e com a relação com o sistema de saúde. No Brasil estima - se que uma de cada 4 crianças apresenta a doença. Ações em Saúde Pública podem impactar na redução dos atendimentos em serviços de urgência e hospitalização.


Objetivos
Conhecer o perfil de saúde e fatores de risco indoor e outdoor de crianças, com diagnóstico de asma, acompanhadas em um Centro de Saúde e orientar quanto às possíveis ações de promoção e prevenção.


Metodologia
Estudo descritivo cuja amostra foi composta por crianças asmáticas de 4 a 14 anos. Na avaliação foi realizada a aferição do Pico de Fluxo Expiratório, oximetria de pulso, frequência cardíaca, ausculta pulmonar e frequência respiratória. Posteriormente foi aplicado um questionário estruturado que investigou o contexto ambiental, social e de saúde no qual estão expostas estas crianças. As crianças e responsáveis receberam orientações individualizadas para a condição de saúde e fatores de risco referentes à melhoria da condição de saúde de crianças/adolescentes com asma. A análise descritiva foi baseada em análises de frequência e correlações.


Resultados
A amostra consistiu de 30 crianças asmáticas e estáveis clinicamente. As residências eram de alvenaria, possuíam água e esgoto canalizados e ruas pavimentadas. Mais de 30% da amostra tinha o hábito de fazer queima do lixo doméstico. A correlação de Spearman mostrou: correlação moderada entre mofo e ausência de ventilação e mofo e aglomeração do domicílio. Poeira está correlacionada com o hábito de fumar e presença de animais. Internação foi mais prevalente em crianças abaixo de 4 anos de idade. Os participantes relataram que no tempo seco a criança fica pior quanto ao seu quadro respiratório. Em segundo lugar aparece o tempo frio seguido de úmido e quente.


Conclusões/Considerações
São necessárias ações de promoção e prevenção voltadas aos pais de crianças asmáticas devido ao conhecimento insuficiente sobre a fisiopatologia, prognóstico e fatores de risco para a doença, bem como empenho para controle ambiental do domicílio. Sabe – se da dificuldade enfrentada pelos profissionais da Saúde Pública para realizar ações no manejo da asma na Atenção Primária.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360