Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3b - Ambiente e Saúde 4

26511 - O LEVANTE DE CORRENTINA: DA RESISTÊNCIA À INSURGÊNCIA
ANDRÉ MONTEIRO COSTA - IAM/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O que leva 1 mil pessoas a invadirem a Fazenda Igarashi? O que leva 10 mil pessoas às ruas de Correntina/BA?. Essa foi a motivação do documentário Insurgência. A questão não era a terra, mas a água. Um novo tipo de conflito toma o noticiário nacional. O agronegócio e a morte de riachos e rios foram as chaves para essas ações. Algo para além da usual resistência dos movimentos sociais.


Objetivos
Caracterizar o tipo de conflito pela água em Correntina/BA e compreender os processos sociais que levaram a população a invadir a Fazenda Igarashi e ocupar as ruas da cidade.


Metodologia
rio Correntes, afluente do São Francisco. A área foi o município de Correntina, oeste baiano. Os dados foram coletados em novembro de 2017, sendo os primários por meio de 09 entrevistas, imagens e falas durante a manifestação pública do dia 11/11, por vídeo e realizado o documentário Insurgência. Os dados secundários foram coletados em jornais de grande circulação, imagens e vídeos divulgados na internet, sobre a invasão à Fazenda Igarashi, no dia 02/11. Foi utilizada a análise crítica do discurso e a antropologia visual para imagens.


Resultados
rio Correntes, afluente do São Francisco. A área foi o município de Correntina, oeste baiano. Os dados foram coletados em novembro de 2017, sendo os primários por meio de 09 entrevistas, imagens e falas durante a manifestação pública do dia 11/11, por vídeo e realizado o documentário Insurgência (www.youtube.com/watch?v=iFTosuHoiw0). Os dados secundários foram coletados em jornais de grande circulação, imagens e vídeos divulgados na internet, sobre a invasão à Fazenda Igarashi, no dia 02/11. Foi utilizada a análise crítica do discurso e a antropologia visual para imagens.


Conclusões/Considerações
Há que resistir, manifestar-se diante do mal, mas dizer basta ao controle da vida pelo agronegócio e o neoliberalismo requer mais. O levante de Correntina, para além de resistência, é insurgência, pois aponta possibilidades. Não destina todas ações defensivamente. Ataca, visibiliza. E leva mais adiante, tal que produza mudanças essenciais. Correntina contribuiu com uma nova narrativa de futuro na luta pela água e nos diz: há alternativas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360