Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3b - Ambiente e Saúde 4

27883 - RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO APÓS ROMPIMENTO DA BARRAGEM DO FUNDÃO EM MARIANA MG: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS MIDIÁTICAS DO JORNAL “A SIRENE”
CELINA MARIA MODENA - FIOCRUZ-MINAS, RAFAEL DRUMOND - JORNAL A SIRENE, LEO HELLER - FIOCRUZ- MINAS


Apresentação/Introdução
O desastre provocado pela Samarco (Vale/BHP Billiton) é considerado a maior tragédia socioambiental ocorrida no país. Transcorridos mais de dois anos, as populações deslocadas ainda não foram reassentadas e a Fundação Renova não cumpriu com os compromissos firmados. Entretanto, mecanismos de resistência da população vêm se estabelecido, por exemplo por meio da mídia alternativa.


Objetivos
Analisar a argumentação discursiva da construção midiática, por meio do jornal “A Sirene”, quanto às dimensões do sofrimento social e dos repertórios de sentido, utilizados para reconhecimento dos direitos e construção de pauta de reivinidicações.




Metodologia
Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada no referencial teórico-metodológico da análise do discurso crítica e nos pressupostos Thompsianos da teoria social da comunicação. Foram analisadas as 23 edições do jornal “A Sirene”, editados de 2016 a 2018. As seções Editorial e Agenda de Luta, as reportagens Papo de "cumadres": a lama que mata, Josés e Marias, dentre outras, foram discutidas enquanto formas simbólicas de emancipação.






Resultados
O título do jornal remete à sirene que não tocou durante a tragédia e impediu a tomada de providências para a minimização dos danos. A publicação tem tiragem de 2.000 exemplares e periodicidade mensal. É uma realização dos atingidos pela barragem do Fundão, da Arquidiocese de Mariana e do coletivo Um Minuto de Sirene. É financiada com recursos oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta. Em todas as matérias, a mobilização social é o fio condutor a para convocação de ações intersetoriais através da metáfora: Da lama à luta.


Conclusões/Considerações
A Sirene fortalece espaços coletivos de luta, denuncia as violações de direitos e incentiva as redes de apoio e de solidariedade. Resgata história e memória dos atingidos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360