Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3b - Ambiente e Saúde 4

28042 - O USO DE INDICADORES DE SALUBRIDADE AMBIENTAL NAS AÇÕES DE SANEAMENTO
MARTA BEATRIZ MACCARINI - UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, ELISA HENNING - UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA


Apresentação/Introdução
A ocupação urbana desordenada e a deficiência dos serviços públicos são algumas das causas de doenças atribuídas à falta de saneamento básico adequado. Este estudo busca compreender melhor o uso do Indicador de Salubridade Ambiental – ISA, como forma de estabelecer prioridades no setor de saneamento. Desenvolvido pelo CONESAN/SP, o modelo foi adaptado e aplicado em vários locais do Brasil.


Objetivos
Analisar a aplicação do método ISA em diversas regiões do Brasil, procurando entender a sua utilização e identificar as adaptações feitas ao modelo original, referentes aos indicadores e aos pesos associados.


Metodologia
Esta pesquisa se baseia na análise de indicadores de salubridade adotados por autores em todo o território nacional. Para tanto, foram analisados 10 estudos de aplicação do método ISA, publicados entre os anos de 1999 e 2017, considerando as modificações em relação ao modelo original do CONESAN/SP, quanto à incorporação de novos indicadores e dos pesos atribuídos a cada um. O ISA/CONESAN abrange indicadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário, controle de vetores, recursos hídricos, coleta e destinação de resíduos sólidos e socioeconômico.


Resultados
Em todos os estudos foram utilizados indicadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. Controle de vetores aparece em 82%, recursos hídricos em 70% e indicador socioeconômico aparece em 52%. Em 40% dos estudos foram identificados novos indicadores, sendo o de drenagem urbana o mais usado. Os maiores pesos foram atribuídos aos indicadores de água e esgoto. Em 80% dos estudos, os pesos e o grupo de indicadores foram definidos considerando a carência e necessidade de melhoria, conforme as peculiaridades das áreas estudadas. Em um estudo a construção do indicador foi realizada coletivamente e no outro se embasou em pesquisas realizadas com técnicos especialistas.


Conclusões/Considerações
Esta pesquisa possibilitou reconhecer o ISA como instrumento operacional colaborador nas decisões envolvendo saneamento e consequente promoção da saúde coletiva. A flexibilização deste modelo considerando as peculiaridades locais, possibilita concluir como uma ferramenta apropriada para avaliar os sistemas de saneamento, indicando a salubridade local e apontando as necessidades mais urgentes neste setor.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360