Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC24b - José Marmo da Silva: o Racismo e o impacto na vida das pessoas

28462 - A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA (PNSIPN):O QUE AVALIAR DE SUAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO E DE INCENTIVO ÀPRODUÇÃO CIENTÍFICA?
EDNA MARIA DE ARAUJO - UEFS, ADIVÂNIA TOLENTINO NOGUEIRA - UEFS, ANANDA CATHARINA AZEVEDO SILVA - UEFS


Apresentação/Introdução
As diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra dão os rumos para a efetivação da sua implementação. A inclusão dos temas “racismo e saúde nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde” e o “incentivo à produção do conhecimento científico em saúde da população negra”, são diretrizes que não estão sendo colocadas em prática.


Objetivos
Avaliar as diretrizes da PNSIPN no que se refere a “inclusão dos temas racismo e saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde” e o “incentivo à produção do conhecimento científico".


Metodologia
Estudo qualitativo com caráter descritivo sobre a inclusão das relações raciais nos cursos de saúde e a produção científica após a implantação da Política Nacional de Saúde da População Negra. Utilizou-se de ampla revisão da produção científica na área de Saúde da População Negra, a fim de caracterizá-la, particularmente quanto aos principais temas abordados e levantou-se os projetos pedagógicos de cursos de saúde para avaliar a inserção do tema das relações raciais nestes cursos.


Resultados
Em 2009, 2013 e 2014 foi alcançada a meta de pelo menos 15 publicações anuais referente a temática Saúde da População Negra. A maioria destas publicações foi de artigos científicos. Porém, desde 2014, as publicações vem diminuindo, sugerindo que a temática está sendo menos explorada. As Universidades que tiveram os Projetos Políticos Pedagógicos atualizados após 2009 foram 6 na Bahia e 22 em São Paulo.


Conclusões/Considerações
O poder público e as universidades não estão cumprindo as leis que determinam que as instituições de ensino incluam as relações étnico raciais como componente primordial para que a formação dos profissionais de saúde seja baseada nos direitos humanos e contemple, principalmente as populações vulnerabilizadas. Como conseqüência, a produção cientifica que desvele e desconstrua as iniqüidades raciais em saúde ainda é uma meta a ser alcançada.
máx.450

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