29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC24c - Gilberto dos Santos, atenção integral às Pessoas com Doença Falciforme |
23217 - SIGNIFICADO DO PRIAPISMO E ESTRATÉGIAS DE CUIDADO EM DOMICÍLIO POR HOMENS COM DOENÇA FALCIFORME HEROS AURELIANO ANTUNES DA SILVA MAIA - UEFS, MATEUS ANDRADE ALVAIA - UEFS, KAYQUE NEVES DA SILVA - UEFS, JAYANNE MOREIRA CARNEIRO - UEFS, BRUNA MATOS SANTOS - UEFS, CAROLINE SANTOS SILVA - UEFS, ANNA PALOMA MARTINS ROCHA RIBEIRO - UEFS, EVANILDA SOUZA DE SANTANA CARVALHO - UEFS, ALINE SILVA GOMES XAVIER - UEFS, JOSÉ DE BESSA JÚNIOR - UEFS
Apresentação/Introdução Priapismo é uma ereção peniana continua e dolorosa, acompanhada ou não de desejo sexual, que ocorre em homens com doença falciforme (DF). É considerada uma emergência urológica; requer pronto atendimento ou mesmo manejo cirúrgico para prevenir disfunção erétil. Contudo, fatores culturais, vergonha, falta de percepção como anormal e desconhecimento dificultam a procura por assistência médica.
Objetivos Compreender o significado do priapismo e as estratégias de cuidado em domicílio utilizadas por homens com DF.
Metodologia Estudo qualitativo realizado no Centro de Referência a Pessoa com Doença Falciforme, em Feira de Santana, Bahia. Os sujeitos do estudo foram homens acima de 18 anos com DF que já vivenciaram priapismo. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, desenhos estória com tema e teste de associação livre de palavras. Em seguida os dados foram analisados por análise de conteúdo de Bardin e triangulação. Este estudo está vinculado ao projeto “Representações sobre o corpo e a doença falciforme; repercussões sobre vida cotidiana, o cuidado e sexualidade”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana através do parecer Nº 5269/2013.
Resultados É comum o desconhecimento do homem sobre esta complicação da DF, o que permite atribuir à ereção involuntária prolongada o significado de maior potência sexual. Para alguns, os episódios geram insegurança e preocupação sobre a saúde genital e desempenho sexual futuro. Devido ao constrangimento perante terceiros, se isolam em domicílio e usam chás, analgésicos, hidratação, caminhadas e masturbação na tentativa de reverter o quadro, o que traz sentimentos de frustação e resignação, de modo que o priapismo é entendido como um problema insolúvel. A visibilidade do priapismo faz os homens serem encarados como abusadores sexuais, o que dificulta a procura por serviços de emergência.
Conclusões/Considerações O constrangimento e o desconhecimento sobre o priapismo e suas consequências desestimulam a busca de atenção em emergências por parte dos homens com DF. Este estudo ressalta a importância do diagnóstico precoce da DF e do dever dos profissionais de saúde que acompanham os meninos e homens jovens com DF e seus cuidadores de informar e educar sobre o priapismo antes que este ocorra, para prevenir complicações como a disfunção erétil.
|