Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC24c - Gilberto dos Santos, atenção integral às Pessoas com Doença Falciforme

25553 - INTERNAÇÕES HOSPITALARES DO SUS POR DOENÇA FALCIFORME EM SALVADOR, BAHIA
JULIANA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, CLARICE - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, JESSIDENES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Apresentação/Introdução
A doença falciforme (DF) é considerada um importante problema de saúde pública no Brasil, onde é estimada a existência de mais de sete milhões de portadores do gene da hemoglobina S e a ocorrência anual de 3.500 novos casos. O estado da Bahia e o município de Salvador possuem as maiores frequências de nascidos-vivos com DF, 627:1 e 530:1, respectivamente.


Objetivos
Descrever aspectos da situação epidemiológica das internações por DF na população de Salvador, Bahia, no período de 2009 a 2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório do tipo ecológico por agregado espacial, com dados secundários, de domínio público, disponíveis no Sistema de Internações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), e dados do IBGE obtidos via internet. Foram descritas as características epidemiológicas da ocorrência de DF em Salvador e a distribuição dos casos entre os Distritos Sanitários deste município a partir dos seguintes indicadores: Coeficiente de Internação Hospitalar (CIH) declarado e presumível; Distribuição Proporcional e, Distribuição do Tempo Médio de Permanência (TMP) de Internação.


Resultados
O número de internações aumentou no período estudado, sendo 2009 o ano com menor registro (119) e 2015 o com maior registro (407). O total de internações declaradas (2433) foi diferente do total de internações presumíveis (9450). O coeficiente de internação para o período foi 81,0/100 mil hab. considerando as internações presumíveis. O distrito de Itapagipe registrou a maior proporção de internações (27%). A maioria das pessoas internadas foram homens (53,3%; CIH = 91,0/100 mil hab.), tinham até 19 anos de idade (71,2%; CIH=198,0/100 mil hab.) e eram negras (96%; CIH=71,1/100 mil hab.). O valor do TMP para Salvador foi de aproximadamente 08 dias.


Conclusões/Considerações
Observou-se sub-registro em algumas variáveis e a subnotificação de casos, considerando o elevado número de casos presumíveis. O TMP encontrado é superior ao esperado. Os resultados poderão contribuir para o avanço das ações do Programa de Atenção às Pessoas com DF e outras iniciativas que assegurem o amplo acesso aos serviços de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360