Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC24c - Gilberto dos Santos, atenção integral às Pessoas com Doença Falciforme

26219 - AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE DO INDIVÍDUO COM A DOENÇA FALCIFORME: ESTUDO DOCUMENTAL
ALEXIA CARNEIRO DE ALMEIDA - UFAL, LORENA NATALI CARDOSO FERNANDES CALDAS - UFAL, BRUNNA CORREIA OLIVEIRA SANTOS - UFAL, SIDNEY SANTOS - APHAL, ROSANA BRANDÃO VILELA - UFAL, JORGE LUIS RISCADO - UFAL


Apresentação/Introdução
A doença falciforme ocupa lugar de destaque entre as enfermidades hereditárias no mundo e, no Brasil, configura-se como um problema de saúde pública. Este estudo é parte de um projeto maior cujo titulo é “Cuidado à vida: itinerários terapêuticos de indivíduos com doença falciforme”.


Objetivos
Identificar e caracterizar os documentos de domínio público que produzem os dispositivos para a políticas indutoras de atenção integral ao indivíduo com doença falciforme.


Metodologia
Trata-se de estudo bibliográfico sobre as políticas de atenção à saúde ao indivíduo DF no âmbito federal, estadual (Alagoas) e municipal (Maceió). A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem qualitativa, com recorte temporal entre 2000 a 2017. Utilizou-se fontes primárias: programas governamentais, na forma impressa ou disponível no website. Após definição dos documentos de domínio público de interesse central para a pesquisa e respectivo registro e estudo dos mesmos, realizou-se o mapeamento dos documentos, tendo como categorias prévias ações voltadas para: gestão, promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação na DF.


Resultados
A maioria dos 16 documentos disponíveis tratava-se de Portaria de âmbito federal. Os conteúdos dos documentos trouxeram abordagens variadas, como: gestão (12), ações preventivas (5), diagnóstico (2), tratamento (11) e a questão social foi evidenciada em apenas um documento. Dentre as políticas, merece destaque a Portaria 822 (2001) que instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal / PNTN no SUS, e a Portaria 1018 (2005) que instituiu o Programa Nacional de Atenção Integral as Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias no SUS. Não foram encontrados documentos voltados para atenção à saúde do indivíduo com DF expedidos pelo estado de Alagoas ou pelo município de Maceió.


Conclusões/Considerações
Diante dos diversos documentos acerca do tema, torna-se clara a questão da DF como um problema de saúde pública para o país. Além disso, a escassez de políticas estadual e municipal demonstra a falta de engajamento do poder público local, e a fragilidade do controle social, na questão das hemoglobinopatias em Alagoas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360