Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC24c - Gilberto dos Santos, atenção integral às Pessoas com Doença Falciforme

26254 - PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO DOS INDIVÍDUOS COM DOENÇA FALCIFORME NO ESTADO DE ALAGOAS
BRUNNA CORREIA OLIVEIRA SANTOS - UFAL, LORENA NATALI CARDOSO FERNANDES CALDAS - UFAL, ALEXIA CARNEIRO DE ALMEIDA - UFAL, SIDNEY SANTOS - APHAL, ROSANA BRANDÃO VILELA - UFAL, JORGE LUIS RISCADO - UFAL, LUIZ SÁVIO DE ALMEIDA - UFAL


Apresentação/Introdução
A doença falciforme (DF) é uma doença genética e hereditária, com incidência significativa entre pretos e pardos (negros), que, segundo dados do IBGE, no contexto da população nacional, caracterizam-se como o segmento de maior vulnerabilidade socioeconômica.


Objetivos
Esta pesquisa tem o objetivo de conhecer o perfil sociodemográfico dos indivíduos com DF no Estado de Alagoas. O estudo é parte de um projeto maior intitulado “Cuidado à vida: itinerários terapêuticos de indivíduos com doença falciforme”,


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa transversal, com abordagem quantitativa, descritiva e com objetivo exploratório. Os dados quantitativos para o perfil sociodemográfico foram obtidos através do “Sistema Hemoglobinopatias Web – Doença Falciforme”, por meio da base de dados http://hemoglobinopatiasweb.datasus.gov.br, Estudo de 526 indivíduos, avaliados quanto a: genótipo, faixa etária, sexo, naturalidade e idade ao diagnóstico da doença. Foi realizada análise estatística descritiva simples.


Resultados
O genótipo representado pela anemia falciforme (HbSS)_representou 80% dos indivíduos com DF, 43,5% estão na faixa etária acima de 19 anos, 30,8% entre 10 a 19 anos e 25,7% entre 0 a 9 anos. A frequencia entre o sexo masculino e feminino foi semelhante. 63% dos indivíduos cadastrados na plataforma nasceram em cidades do interior de Alagoas. Com relação à análise acerca da idade ao diagnóstico, 86,7% de pacientes entre 0-9 anos foram diagnosticados entre 0 e 1 ano de idade. Na faixa etária acima de 19 anos, a maioria (80%) foi diagnosticada com idade maior que 5 anos.


Conclusões/Considerações
O perfil sociodemográfico mostra predomínio de adultos e adultos jovens, genótipo SS e oriundos do interior do Estado. A idade ao diagnóstico reafirma o impacto do programa de triagem neonatal, ao promover o diagnóstico precoce evidenciado nas crianças entre 0 e 9 anos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360