Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC24c - Gilberto dos Santos, atenção integral às Pessoas com Doença Falciforme

27727 - ANEMIA FALCIFORME E RACISMO EM SAÚDE EM COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS
LUCLÉCIA CRISTINA MORAIS DA SILVA - IFAM, MIRELY FERREIRA DOS SANTOS - IFAM, DIEGO CÉSAR NUNES DA SILVA - UNIVASF


Apresentação/Introdução
Comunidades remanescentes quilombolas, localizadas no Sertão do São Francisco-Pernambuco, apresentam-se destituídas de direitos básicos, como o de equidade em saúde. A implementação da PNSPN no município de Orocó/PE tem o desafio de dirimir o racismo institucional vivenciado por uma população aproximada de 600 famílias remanescentes quilombolas, a comunidade Águas do Velho Chico.


Objetivos
A pesquisa se propôs a realizar um diagnóstico participativo na comunidade quilombola, visando identificar os casos de anemia falciforme e quais tratamentos eram realizados no município, bem como contribuir na disseminação de informações em saúde.


Metodologia
A pesquisa privilegiou uma abordagem qualitativa e quantitativa, realizou-se entre 2014 e 2015, a partir de observações em campo e entrevistas semiabertas sobre a temática da saúde, com ênfase na anemia falciforme. Foram coletadas informações junto aos agentes comunitários de saúde e em núcleos familiares indicados por estes. Bem como realizadas rodas de conversas e seminários sobre o tema.


Resultados
Foram realizadas 38 entrevistas em diferentes núcleos familiares, sendo encontradas várias pessoas com traço falciforme e cinco pessoas já diagnosticadas com AF. Foi possível observar que há uma grande carência de informações em saúde, inclusive por alguns profissionais do SUS e, grande dificuldade em dar continuidade aos tratamentos em virtude da falta de apoio municipal. Nas rodas de conversas foi explicada a transmissão do traço falciforme entre a rede de casamentos intrafamiliares. Em parceria com docente da UNIVASF foram realizados seminários sobre diagnostico, tratamento e prevenção das morbidades decorrentes da anemia falciforme, contribuindo na promoção de informações em saúde.


Conclusões/Considerações
A partir da pesquisa na comunidade quilombola foi possível verificar a deficiente implementação da PNSPN, onde muitos protocolos do SUS, referentes à anemia falciforme, não estão sendo cumpridos. Tais dificuldades perpassam pelo racismo institucional que traz consigo a negação da cidadania plena, ocasionando maior vulnerabilidade aos portadores da anemia falciforme e reproduzindo as injustiças sociais que tornam as políticas públicas ineficazes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360