27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): telessaúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27877 - SERVIÇO DE TELECONSULTORIA 0800: UMA AÇÃO DO TELESSAÚDERS-UFRGS PARA APOIAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA PRÁTICA DA ASSISTÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) NO RS. RENAN VALLEJO DA COSTA - TELESSAÚDERS-UFRGS, TAMIRIS DA SILVA ALVES - , TELESSAÚDERS-UFRGS, GABRIELA OLTRAMARI NERY - TELESSAÚDERS-UFRGS, GABRIEL BRITO APPE - TELESSAÚDERS-UFRGS, MICHELLE SILVA SZEKUT - TELESSAÚDERS-UFRGS, ELISE BOTESSELLE DE OLIVEIRA - TELESSAÚDERS-UFRGS, DIMITRIS RUCKS VARVAKI RADOS - TELESSAÚDERS-UFRGS, OTÁVIO PEREIRA D'AVILA - TELESSAÚDERS-UFRGS, MARCELO RODRIGUES GONÇALVES - TELESSAÚDERS-UFRGS
					
  
					Período de Realização O projeto de Teleconsultoria 0800 iniciou em março de 2013 e segue em atividade.
  
 	Objeto da Experiência O projeto de Teleconsultoria 0800 do TelessaúdeRS-UFRGS e sua atuação no apoio a profissionais da Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul.
  
 	Objetivos Descrever a atuação do serviço de teleconsultorias telefônicas (canal 0800) para médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) do TelessaúdeRS.
  
 	Metodologia O serviço responde dúvidas dos profissionais, de forma gratuita, via telefone. A vinculação com a APS é confirmada através dos dados do profissional com os do cadastro nacional de saúde. Após a confirmação, o solicitante é transferido para um teleconsultor, médico generalista, que responde as dúvidas, em tempo real, com base em evidências científicas, identificadas por um método estruturado de consulta a dados da literatura biomédica. Se necessário, há suporte de especialistas focais disponível.
  
 	Resultados Foram compilados os números de teleconsultorias realizadas por solicitantes profissionais médicos no ano de 2017. Os dados foram extraídos de um banco de dados publicado no portal da transparência disponível no site do projeto. Utilizaram o serviço 2.724 médicos, que realizaram um total de 21.818 teleconsultorias em todo o Estado. Ainda segundo os dados, 429 novos profissionais foram cadastrados no sistema de registro de teleconsultorias do TelessaúdeRS-UFRGS no ano de 2017.
  
 	Análise Crítica As teleconsultorias telefônicas do TelessaúdeRS-UFRGS contribuem, há mais de quatro anos, para atuação dos médicos da APS no Rio Grande do Sul. Através de um sistema estruturado de revisão da literatura, garante-se acesso a condutas atualizadas e de qualidade para população. Além disso, o serviço promove educação permanente e qualificação do trabalho. A agilidade do contato telefônico, com troca rápida de informações entre solicitante e consultor, parece ser um dos pontos fortes do serviço.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O serviço de teleconsultorias telefônicas tem grande penetração na atuação dos médicos da APS.  Agilidade e respostas confiáveis (método estruturado para sua obtenção) são pontos fortes do serviço. Expansão e intensificação do uso são desafios a serem vencidos.
					 |