Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas 

28498 - PERFIL DAS INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS A ATENÇÃO PRIMÁRIA RELACIONADAS À COBERTURA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO DE 2001 A 2017
JÉSSICA CAIXETA SILVA SAMPAIO - UNIEVANGÉLICA, FELIPE ZIBETTI PEREIRA - UNIEVANGÉLICA, ANDRÉ GUIMARÃES ARAÚJO - UNIEVANGÉLICA, HELEN DE LIMA - UNIEVANGÉLICA


Apresentação/Introdução
A Atenção Primária (AP) no Brasil tem como um de seus pilares a Estratégia Saúde da Família (ESF) e esta possui como um de seus indicadores de efetividade as Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP). Tal índice pode representar um alerta no local ao instigar análises causais e possíveis medidas resolutivas dos problemas da Atenção Básica.


Objetivos
Analisar a relação entre a cobertura da Estratégia Saúde da Família e as ICSAP no município de Anápolis, no período de 2001 a 2017, segundo sexo, faixa etária e causas de internação.


Metodologia
Estudo ecológico, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa. Considerou-se as ICSAP ocorridas no município de Anápolis, no período de 2001 a 2017, analisando as referidas variáveis e suas interrelações. Os dados foram de origem secundária, extraídos do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) e do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). A posteriori, foram organizados e analisados por medidas de tendência e frequência relativa. As internações foram definidas por meio da Lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária. Utilizou-se da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) para justificar a hospitalização


Resultados
Anápolis compõe a região de saúde dos Pirineus em Goiás e possui uma cobertura populacional por AP em torno de 52%, com um aumento percentual anual de 1,6%. O avanço da cobertura da AP culminou na diminuição progressiva das ICSAP. No município, as condições que mais geraram internações foram: pneumonia, gastroenterocolites infecciosas e complicações, asma, insuficiência cardíaca e angina. Das internações, as mulheres são mais suscetíveis, perdendo para a população masculina apenas na condição de pneumonia. A distribuição das ICSAP de acordo com a faixa etária não possui um padrão de acometimento. Quanto à condição que mais interna, pneumonia, os extremos de idade foram os mais atingidos.


Conclusões/Considerações
O cuidado em saúde tem inserido cada vez mais as informações em saúde e as tecnologias de informação, permitindo traçar perfis populacionais e apontando a fragilidade da gestão. Dessa forma, o indicador, ICSAP, pouco específico e muito sensível, permite que através da sua análise e exercício crítico seja possível a edificação de uma rede assistencial integral, regionalizada e hierarquizada, necessárias para o fortalecimento do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360