27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - I  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22008 - O PROCESSO DE TRIANGULAÇÃO EM UM ESTUDO SOBRE CUIDADORES DE PACIENTES COM CÂNCER KARINE DA SILVA SANTOS - CESMAC, MARA CRISTINA RIBEIRO - CESMAC, IVISSON ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA - CESMAC, NAILENA MAIKA DA ROCHA VIERA - CESMAC, KARLIENE BATISTA OLIVEIRA - SANTA CASA DE MACEIÓ, DANLYNE EDUARDA ULISSES DE QUEIROGA - CESMAC, SONIA MARIA SOARES FERRREIRA - CESMAC
					
  
					Apresentação/Introdução A triangulação, por não se restringir à utilização de apenas um método, teoria, fonte de dados ou de investigador, possibilita a apreensão de um fenômeno por meio de diversas perspectivas, minimizando os possíveis vieses resultantes de apenas um único ângulo de análise. Esse recurso metodológico pode ser utilizado em um único tipo ou por meio da junção de suas múltiplas formas. 
  
 	Objetivos Demonstrar, por meio de um estudo sobre vivências de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, como a triangulação na pesquisa qualitativa pode ser utilizada e como esta possibilita dados mais depurados para a compreensão de um dado fenômeno. 
  
 	Metodologia A Pesquisa, que utilizou de triangulação intramétodo qualitativo e em suas múltiplas formas (de dados, de investigador e ambiental), teve os dados analisados por meio de Análise de Conteúdo Temática. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram: pesquisa documental, observação participante, grupo focal e história oral temática. Nos meses de janeiro a junho de 2017, em um hospital referência em radioterapia do estado de Alagoas, foram observados 25 cuidadores, dos quais 5 participaram do grupo focal e 2 da história oral temática. A pesquisa foi realizada em diferentes ambientes, meses, horários e dias, participando 3 pesquisadores da produção dos dados e 5 do processo de análise.
  
 	Resultados A triangulação possibilitou, no estudo em questão, dados em diferentes níveis: saindo do nível mais geral e superficial e alcançando um nível  mais específico e profundo. Esse percurso permitiu responder questões primordiais para a pesquisa, pois ao perpassarmos inicialmente pela pesquisa documental e observação participante (que nos deu acesso aos sujeitos de pesquisa), bem como pelo o grupo focal e pela história oral temática (que permitiram introduzir e aprofundar o assunto) e ainda pelos diferentes ambientes e olhares dos pesquisadores, os dados se tornaram mais completos e complexos. 
  
 	Conclusões/Considerações A triangulação embora apresente muitos fatores positivos, também apresenta limitações devido a necessidade de mais pesquisadores e tempo para sua realização. Por isso, esse tipo de abordagem deve ser essencial para o desenvolvimento do estudo, pois requer um minucioso planejamento, reponsabilidade e comprometimento por parte dos pesquisadores, que precisam realizar seus papéis individuais e ao mesmo tempo em composição com a equipe.
					 |