Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - I

22356 - TECNOLOGIAS SOCIAIS NA SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES
NEIDE EMY KUROKAWA E SILVA - IESC/UFRJ, CESAR AUGUSTO PARO - IESC/UFRJ, MIRIAM VENTURA DA SILVA - IESC;UFRJ


Apresentação/Introdução
Tecnologias sociais (TS) englobam técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, representando soluções para inclusão social e melhoria de condições de vida. Sob tal alcunha, tem sido desenvolvida diversas iniciativas na saúde, expressas por produtos ou serviços, apesar de pouco se conhecer como a área apreende essa noção.


Objetivos
Descrever e analisar o perfil das publicações sobre TS na saúde, identificando os limites e possibilidades no campo da educação em saúde.


Metodologia
Revisão de literatura realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (maio/2017). Utilizou-se o termo “tecnologia social”, sem aplicação de filtros, obtendo-se 26 resultados: 15 artigos científicos, 2 teses, 1 monografia de especialização, 1 relatório técnico, 2 livros, 2 títulos não categorizados, 3 duplicidades. 5 textos não estavam disponíveis e foram descartados. Procedeu-se com a leitura completa das 18 publicações incluídas ao corpus da pesquisa. Além dos dados de caracterização das publicações, identificou-se para a análise a definição de TS, aproximação com as características de TS (reaplicabilidade, participação, padrão técnico e transformação) e o potencial emancipatório relatado.


Resultados
As publicações referem-se a metodologias (oficinas de palhaçaria e para jovens, temas geradores, capacitação de psicólogos, protocolo clínico, tecnologia assistiva), produtos (filme) e discussões teórico-conceituais. Os assuntos principais das revistas são Saúde Pública e Psicologia. Apesar da menção ao termo TS, este não foi definido conceitualmente em 8 publicações. Dentre características das TS, foram ressaltadas a preocupação com a sua disseminação e a participação dos beneficiários no processo, mas não em sua concepção. Embora referidas como TS, exceto os teórico-conceituais, os textos não situam seus pressupostos políticos mais amplos, como abordado por alguns estudiosos do assunto.


Conclusões/Considerações
Embora o campo da saúde possa abarcar produtos e metodologias afinados com as TS, (organização dos serviços, prevenção de doenças e promoção da saúde, assistência), a produção científica nesse âmbito é tímida e restrita a experiências pontuais e isoladas. A abordagem de ações de saúde, no escopo da TS na saúde pode ter o potencial de fomentar os princípios democráticos e participativos do SUS, especialmente no campo da educação em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360