Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - I

24278 - REFLEXÕES SOBRE O USO DA FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PESQUISA NO CAMPO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA - EPSJV/FIOCRZ


Apresentação/Introdução
Diferente do texto escrito, a imagem é um documento visual que pode ser, ao mesmo tempo, revelador de informações e provocador de emoções. Não há um consenso sobre a utilização de documentos iconográficos para o resgate da história, uma informação que não pode ser decodificada da mesma forma que a comunicação escrita. Pretendemos refletir sobre o lugar das fotografias do Instituto Oswaldo Cruz.


Objetivos
Buscamos dialogar com autores que pensam o objeto fotográfico, seu caráter monumental e documental, o estatuto e valor da fotografia como fonte arquivística disponível para uso. Neste caso, imagens do trabalho do Instituto Oswaldo Cruz de 1900 e 1930



Metodologia
A utilização da fotografia como mediação significa interpretá-la no conjunto das relações presentes no local e no tempo de sua produção. Uma das questões fundamentais é a que envolve a fotografia e o conceito de representação. É necessário ter como pano de fundo os objetivos de Oswaldo Cruz ao contratar um fotógrafo, o contexto de afirmação e institucionalização de uma ciência e saúde pública no Brasil e obter um reconhecimento da opinião pública brasileira, buscando associar ciência e modernidade, em uma época de grandes obras de reurbanização, embelezamento e saneamento da cidade.



Resultados
Boris Kossoy (1989), Ciavatta (2004), Lissowsky (1995), Thiellen (1992), Mauad (2004) e Aline Lacerda (2012) são autores que colaboraram para problematizar as diferenças entre documentos visuais e textuais. A fotografia entendida como socialmente construída implica a compreensão de seus significados em relação ao arquivo: as referências verbais da fotografia, o contexto de criação, seu conteúdo, a articulação com outros documentos, o autor institucional e as demais pessoas que colaboraram para a criação da foto, o que nos faz refletir sobre o contexto de produção de imagens oficiais: a legitimidade do saber técnico premido por intencionalidades definindo as fronteiras do documento fotográfico




Conclusões/Considerações
O diálogo entre os autores citados nos darão subsídios para a leitura das imagens dos trabalhadores do IOC. A fotografia como mediação é o próprio movimento dialético do processo de pesquisa, que é historicamente produzido e exige mais do que uma simples interpretação da fotografia, mas principalmente resgatar o invisível que se manifesta no mesmo objeto e inclui outras visões, linguagens e discursos sobre a história do trabalho e da educação

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