27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - I  | 
        
        
		  
					 
          				
						 24661 - HISTÓRIA E NARRATIVA DE VIDA: DISCUSSÕES METODOLÓGICAS EM PESQUISA QUALITATIVA COM USUÁRIOS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS LUCIANA SOARES DE BARROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP), LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CECÍLIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)
					
  
					Apresentação/Introdução Esta investigação tem como foco a experiência do usuário com doença crônica não transmissível (DCNT) e histórico de reinternação hospitalar frente à complexa transição hospital-domicílio, em particular o modo como o usuário produz seu cuidado após a alta hospitalar.  Este é um momento que um conjunto de fragilidades e necessidades são postas de um modo muito agudo, o que justifica este estudo. 
  
 	Objetivos Refletir sobre a estratégia metodológica de história e narrativa de vida para coleta de dados, compreendendo as potências e desafios que tais métodos possuem para a apreensão da complexidade do objeto em estudo.
  
 	Metodologia Esta investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, está vinculada a uma pesquisa matricial que tem como campo de pesquisa um Hospital de Urgência e Emergência da Região Metropolitana de São Paulo. Após período de observação, foi feita, em conjunto com a equipe do hospital, a escolha de dez usuários (conhecidos pela equipe por reinternações frequentes) para a coleta de história de vida (HV). A HV coletada na residência dos usuários, tem a intenção de produzir uma cartografia da sua experiência com a doença. Posteriormente, foi produzida uma narrativa e uma nova visita à casa do usuário realizada para validação e complementação da HV. 
  
 	Resultados O compartilhamento das histórias de vida e consequente produção da narrativa, a partir da transcrição audiogravada, têm sido realizados coletivamente nas reuniões quinzenais do grupo de pesquisa, que também conta com a participação de membros do hospital campo de pesquisa, de forma sincrônica à realização do campo. Inicialmente foi realizada uma leitura horizontal (para apreender as ideias centrais apresentadas por cada um dos usuários durante a HV) e uma leitura transversal, buscando identificar os planos de visibilidade que compõe as dimensões da análise desta investigação. 
  
 	Conclusões/Considerações Apesar da escassez de publicação quanto a descrição mais detalhada do seu uso, a HV e narrativa mostraram-se estratégias metodológicas potentes, por conseguirem dar dizibilidade e visibilidade a aspectos dificilmente captáveis em estratégias metodológicas tradicionais, especialmente tratando-se de objetos tão complexos quanto o cuidado em saúde em usuários que demandam um cuidado contínuo como àqueles com DCNT.
					 |