Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - I

27487 - HIPERTENSÃO: USO DE MINERAÇÃO DE DADOS NA AVALIAÇÃO DE CAUSAS MÚLTIPLAS DE MORTE
LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E SILVA - UNIVALE, CLAUDIA MEDINA COELI - UFRJ, CARLA JORGE MACHADO - UFMG


Apresentação/Introdução
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) provoca uma multiplicidade de consequências no momento da morte, dessa forma, sua mortalidade não pode ser aferida em sua plenitude levando em consideração apenas a causa básica de óbito.


Objetivos
O estudo objetivou determinar a mortalidade relacionada à HAS, segundo causas múltiplas de morte, nas capitais brasileiras durante um seguimento de quatro anos.


Metodologia
Foram selecionados os registros de óbitos ocorridos nos anos de 2008 a 2011, nas capitais brasileiras, em cuja Declaração de óbito (DO) constasse a HAS como causa básica da morte ou menção dessa doença em qualquer uma das linhas da DO. A análise dos dados teve como objetivo definir os principais agrupamentos relacionados à HAS, segundo sexo, com o enfoque de causas múltiplas sob a perspectiva dos conjuntos nebulosos, utilizando-se a técnica Grade of Membership com o auxílio do programa GOM3.


Resultados
No período de 2008-2011 foram registrados 1.064.454 óbitos nas capitais brasileiras. Destes 36.789 (3,5%) apresentaram a HAS classificada como a causa básica. Quando avaliado a menção da HAS em todas as linhas da DO, foi agregada ao valor inicial a quantidade de 160.434 (15,1%) DO, totalizando, dessa forma, 197.223 (18,5%) óbitos com menção de HAS. Foram identificados quatro perfis extremos, para ambos os sexos, que podem ser resumidos da seguinte maneira: Septicemias (Tendo como prevalência para o sexo masculino e feminino, respectivamente, 18,2% e 20,7%); Insuficiência Renal/Diabetes (14,1% e 32,5%); Complicações respiratórias/Câncer (23,9% e 17,2%); e Complicações da HAS (43,8% e 29,6%).


Conclusões/Considerações
As associações entre a HAS e as demais doenças aqui elencadas ressaltam a importância da utilização de técnicas mais elaboradas e que permitam conhecer de uma forma mais adequada todas as doenças presentes no momento da morte.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360