Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - I

27941 - O USO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA SE AVALIAR AS INTERVENÇÕES EM SAÚDE
SYDIA ROSANA DE ARAUJO OLIVEIRA - FIOCRUZ-PE, JASLENE CARLOS DA SILVA - FIOCRUZ-PE, CÍNTHIA KALLYNE DE ALMEIDA ALVES - UFPE


Apresentação/Introdução
Os métodos avaliativos tradicionais possuem limitações em capturar as especificidades das intervenções complexas, devido às interações em rede, formadas por essas intervenções com diversas entidades e setores. Por isso torna-se necessário a ampliação das possibilidades avaliativas para essas intervenções, sendo necessários estudos inovadores e originários inclusive com teorias sociológicas.


Objetivos
Investigar a Teoria do Ator-Rede para uso de estudos avaliativos em saúde.


Metodologia
Para produção deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as intervenções complexas e as avaliações orientadas por teoria. Fez parte do estudo os trabalhos que traziam a Teoria do Ator-Rede em seu referencial teórico e metodológico.


Resultados
Estudos nacionais e internacionais ligados ao campo da Promoção usam a Teoria do Ator-Rede como referencial teórico e metodológico para avaliar as intervenções. Esta teoria compreende as intervenções formando uma rede, composta por entidades humanas (atores sociais) e não humanas (vínculo) e possibilita a compreensão da evolução das intervenções através do estudo dos eventos críticos (desestabilização e reconfiguração) da intervenção. Quanto maior as conexões entre os elementos na rede, maior será o nível de organização e mais fácil de prever os comportamentos (efeitos) das entidades que a formam, identificando previamente os eventos críticos que venham a surgir.


Conclusões/Considerações
O uso de teorias sociais para avaliar as intervenções em saúde amplia a possibilidade dos métodos avaliativos, podendo através do social olhar para o contexto e os atores envolvidos. Com a Teoria do Ator-Rede se tem a possibilidade de identificar as fragilidades das intervenções complexas, podendo com isso levar a reconfiguração ou ampliação da rede de atores, criando novas ações e mobilizando novas oportunidades de replicação da intervenção.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360