29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC4c - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações curtas - III |
26284 - AVALIABILIDADE SOBRE O “PROTOCOLO IAM” PALOMA DE CASTRO BRANDÃO - ISC/UFBA, LANA MÉRCIA SANTIAGO DE SOUZA - ISC/UFBA, ARLINDO PACHECO DOS SANTOS NETO - ISC/UFBA, RENATA SOUZA OLIVEIRA - ISC/UFBA
Período de Realização O estudo foi realizado entre os meses de setembro de 2017 a fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Avaliabilidade do Protocolo de Atendimento ao Infarto Agudo do Miocárdio (Protocolo IAM) na cidade de Salvador/BA.
Objetivos Relatar a experiência de realização da avaliabilidade do "Protocolo IAM", como prática metodológica em Saúde Coletiva. Especificamente, relatar a elaboração do modelo lógico, levantamento e análise das informações, de maneira a compreender se os objetivos da intervenção estão claramente formulados.
Metodologia A pré-avaliação realizada integra as ações teórico-práticas da disciplina Avaliação de sistemas e serviços de saúde, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, foi identificada a situação problema e elaborado o modelo lógico teórico, seguido da realização de entrevistas semiestruturadas com participantes do Protocolo. As informações foram transcritas, categorizadas e analisadas, de maneira a identificar os espaços potenciais de avaliação da intervenção.
Resultados O exercício da avaliabilidade permitiu conhecer elementos da intervenção necessários a serem investigados, e possibilitou aproximação dos discentes com o método e com a temática investigada. O Modelo Lógico construído sobre o Protocolo levantou como objetivos: reduzir o tempo entre o início do evento isquêmico ou necrose muscular até o tratamento efetivo; ampliar o acesso dos pacientes ao tratamento preconizado pelas diretrizes vigentes e selecionar a melhor conduta; e educação permanente.
Análise Crítica A experiência proporcionou uma aproximação ativa e crítica sobre o processo de avaliação em políticas públicas de Saúde Coletiva na área de Planificação e Gestão, inserida em um contexto real de ações de saúde, em um processo metodológico participativo. Destaca-se como ponto limitante o tempo disponível no correr de um semestre que impossibilitou a submissão ao comitê de ética para divulgação de resultados das entrevistas e realização de entrevistas com usuários.
Conclusões e/ou Recomendações A avaliabilidade é método que se propõe a identificar elementos potenciais para avaliação. Considerando os resultados encontrados, identificou-se que são estratégicas Avaliações de Implantação nas unidades vinculadas ao Protocolo e Avaliação de Cobertura que auxiliaria na análise da disponibilidade e distribuição social dos recursos. Essa experiência possibilitou aos discentes vislumbrarem possibilidades de realização de avaliação em saúde.
|