Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO14b - Financeirização, complexo médico-industrial e políticas de saúde

27722 - A EXPRESSÃO DA FINANCEIRIZAÇÃO NO SETOR DE MEDICINA DIAGNÓSTICA: PADRÃO CONCORRENCIAL E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
LUCAS SALVADOR ANDRIETTA - GPDES (IESC/UFRJ), ARTUR MONTE CARDOSO - GPDES (IESC/UFRJ)


Apresentação/Introdução
O setor de Medicina Diagnóstica é um elo fundamental da cadeia de valor da saúde brasileira. Apesar da presença de muitas pequenas empresas, se expande intensamente, tem como tendência o crescimento acelerado de empresas líderes via fusões e aquisições e a presença de entidades financeiras no seu controle - evidências de que a financeirização se expressa no setor de saúde brasileiro.


Objetivos
Investigar se e como o processo de financeirização se expressa na dinâmica recente do setor de Medicina Diagnóstica, nos elementos que definem seu padrão concorrencial e na estratégia de suas empresas.


Metodologia
A pesquisa analisou os dados agregados do setor, documentos de entidades representativas, além de explorar dados contábeis, societários, relatórios e atas de um conjunto de 6 empresas selecionadas. O trabalho é parte da pesquisa mais abrangente coordenada pelo GPDES (IESC/UFRJ), que analisou dados de 77 empresas de diversos subsetores da saúde. As empresas do setor de Medicina Diagnóstica são: DASA, Fleury, Alliar, Hermes Pardini, Sabin e Salomão Zoppi. O artigo revisa os conceitos centrais para a definição do setor no Brasil; analisa o seu padrão concorrencial no esquema clássico de Michael Porter (1979) e investiga hipóteses de expressão da financeirização na saúde (Sestelo et al., 2017)


Resultados
A pesquisa permitiu descrever o modelo de negócio do setor a partir de seus dois ramos de atividade: análises clínicas e diagnóstico por imagem. Identificou grande dependência do setor em relação aos Planos de Saúde. As evidências mostram fenômenos associados à financeirização. Foram confirmadas hipóteses, como a formação de grandes empresas, a profissionalização da gestão, a expansão via fusões e aquisições, o uso de capital de terceiros e a entrada de investidores institucionais no controle acionário das líderes. Alguns traços esperados da financeirização não foram identificados, como, por exemplo, estratégias agressivas de obtenção de lucros financeiros.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que é possível identificar fenômenos associados ao processo de financeirização no setor, de forma articulada ao seu padrão concorrencial, sua expansão de mercado e na estratégia das empresas líderes. As perspectivas futuras de inovação disruptiva no setor sugerem ainda que a centralização tende a se acentuar, tendências que devem ser monitoradas por pesquisas futuras.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360