Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC14c - Políticas de saúde: contexto, formulação e implementação

27237 - REGIONALIZAÇÃO DE SAÚDE NO INTERIOR DO RS: A IMPLEMENTAÇÃO DE UM HOSPITAL REGIONAL NA 9ª REGIÃO DE SAÚDE
ROSÂNGELA DORNELLES - UNISC, SILVIA COUTINHO AREOSA - UNISC


Apresentação/Introdução
Este estudo versa sobre o processo de formulação da política pública de saúde através da regionalização da saúde a partir do Decreto 7501/2001 que institui as Regiões de Saúde, com o foco na implementação do Hospital regional de São Jerônimo



Objetivos
Analisar uma situação a partir do eixo da regionalização da saúde, avançando no entendimento estadual, e buscando os olhares em relação à Região, após a regionalização da saúde a partir do Decreto 7508/2011.



Metodologia
A metodologia de pesquisa parte de uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso sobre a implementação de um hospital regional e suas principais arenas decisórias. A investigação utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista, foram entrevistados os vários atores que participaram da implementação da regionalização do hospital, como gestores municipais(prefeitos e secretários municipais) e estaduais além de conselheiros municipais de saúde. Também realizou-se analise de dados secundários, documental, bibliográfica e, observação sistemática.


Resultados
A regionalização da saúde, como estratégia para o desenvolvimento regional não foi discutida no momento de estruturação das regiões de saúde, muito menos a implementação dos hospitais regionais na visão dos atores entrevistados. O reconhecimento que o Hospital de São Jerônimo é hospital regional ficou bem claro na visão dos atores, bem como a ampliação e oferta de serviços por este através da análise dos contratos do Hospital desde a implantação do Decreto 7508/2011. Observou-se através da analise de indicadores que a Região de Saúde 9, onde encontra-se o Hospital, tem pouco investimento, comparada com as outras regiões de saúde, ficando abaixo da média estadual em quase todos os indicadores.


Conclusões/Considerações
O desdobramento do processo de implementação de uma política pública envolve as relações político-institucionais. A governança na saúde expressa relações de dependência, interação e acordos estabelecidos entre diversos atores (relacionados ao Estado, ao mercado e à sociedade) cujos interesses, embora muitas vezes divergentes, podem ser organizados e direcionados segundo objetivos comuns, de modo a assegurar o direito ao acesso universal à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360