Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO1a - Relatos de experiências em Atenção básica: Hipertensão e diabetes

23646 - ACOMPANHAMENTO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE USUÁRIOS COM DIABETES MELLITUS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
AMANDA RODRIGUES DE SOUZA - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, PAULA SOARES BRANDÃO - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, LAÍS PEIXOTO SCHIMIDT - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
Plano de Intervenção executado de junho de 2016 a dezembro de 2017.



Objeto da Experiência
A gestão da clínica e do cuidado das pessoas que vivem com Diabetes Mellitus em uma equipe de saúde da família do município do Rio de Janeiro.


Objetivos
Melhorar a gestão da clínica e do cuidado às pessoas vivendo com DM, realizado pela equipe Cachopinha, na Clínica da Família Maria do Socorro
Silva e Souza.



Metodologia
Trata-se de um projeto de intervenção elaborado a partir da realização do diagnóstico situacional e do levantamento de dados sobre o acompanhamento anual de usuários com diagnóstico de DM através do prontuário eletrônico. Após análise foram elaboradas rotinas de monitoramento, avaliação do processo de trabalho da equipe e cuidado às pessoas que vivem com DM e implementação de avaliação do processo de gestão da clínica e do cuidado prestado a estas pessoas.


Resultados
Os principais resultados obtidos foram: a diminuição da sobrecarga da equipe a partir da avaliação da agenda destes profissionais; a melhoria na qualidade da vigilância através do acompanhamento das listas geradas pelo prontuário eletrônico; a melhoria dos indicadores pelo monitoramento dos mesmos, gerados pelo prontuário eletrônico, e avaliados mensalmente.



Análise Crítica
É sabido que há um aumento global das DCNT, que podem acarretar riscos múltiplos, limitando a qualidade de vida, produtividade e funcionalidade dos indivíduos adoecidos. Assim, intervir na gestão da clínica beneficia à equipe através da melhoria na organização do processo de trabalho e identificação de prioridades. Em relação ao cuidado com usuário, possibilita maior vigilância, diminuição do risco de agravos à saúde e prevenção secundária, podendo colaborar para a melhoria da qualidade de vida.



Conclusões e/ou Recomendações
Este projeto contribuiu para a organização do processo de trabalho da equipe, no que referiu-se à gestão da clínica e, consequentemente, refletiu de forma positiva na efetividade da gestão do cuidado aos usuários com DM. E ainda, esse processo pode ser continuado pelos próximos residentes de enfermagem que ingressarem nesta equipe.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360