26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO1a - Relatos de experiências em Atenção básica: Hipertensão e diabetes  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25895 - A LINHA DE CUIDADO DE PESSOAS COM HIPERTENSÃO E/OU DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA RENATA CASAGRANDE GUZELLA - APS SANTA MARCELINA, RENATA DOS HUMILDES OLIVEIRA - APS SANTA MARCELINA, KAREN PISSINATTI - APS SANTA MARCELINA, VANESSA CRISTINE BUENO PORTES - APS SANTA MARCELINA, JOEL LEVI FERREIRA FRANCO - APS SANTA MARCELINA, SAMUEL AMANO MAXIMO - APS SANTA MARCELINA, MORRIS PIMENTA E SOUZA - APS SANTA MARCELINA, MONIQUE MARIE BOURGET - APS SANTA MARCELINA, VILMA MOREIRA VENÂNCIO - APS SANTA MARCELINA, MARTIM ELVIRO DE MEDEIROS JUNIOR - APS SANTA MARCELINA
					
  
					Período de Realização De junho de 2017 até o presente momento
  
 	Objeto da Experiência Implantação de uma estratégia de organização da linha de cuidado de pessoas com condições crônicas de saúde na APS: o Time Sob Controle. 
  
 	Objetivos Organizar a Linha de Cuidado a partir das melhores evidências clínicas singularizadas ao território; Melhorar a gestão do acesso, do cuidado e das vulnerabilidades; Propor itinerário terapêutico para as pessoas com hipertensão e/ou diabetes na Rede de Atenção à Saúde.
  
 	Metodologia Dada a magnitude da hipertensão e do diabetes a decisão foi iniciar por esses dois agravos. 1-Organização de Cronograma; 2-Levantamento de dados; 3-Análise sistêmica das atuais forças e fragilidades na linha de cuidado da pessoa com hipertensão e diabetes; 4- Desenvolvimento de Protocolos Assistenciais e ; 5-Definição de indicadores
  
 	Resultados 1- elaborado protocolo da linha de cuidado a pessoas com hipertensão e/ou diabetes; 2- construído projeto de grupos educativos e terapêuticos para atenção às pessoas com risco e/ou quadro de hipertensão e/ou diabetes; 3- desenvolvido parâmetros para construção de um  sistema de gestão da informação do acesso e cuidado ofertado às pessoas com hipertensão e/ou diabetes; 4-Desenvolvimento de infográficos que norteiem o cuidado.
  
 	Análise Crítica Avaliamos que a constituição de um time dedicado a qualificar a atenção prestada ás pessoas com condições crônicas de saúde é uma oportunidade de canalizar as forças e potencialidades institucionais para um dos maiores desafios da APS; Uma próxima etapa estratégica é a integração do time Sob Controle e outros times implantados na instituição, em especial os de regulação, urgência e emergência e segurança do paciente.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O trabalho já desenvolvido permitiu o fortalecimento da adesão ás melhores práticas clínicas para atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes, em caráter integrado e interdisciplinar. As próximas etapas do trabalho exigem uma ampla estratégia de divulgação e implantação de um time em cada serviço de saúde do território. Iniciaremos no distrito de saúde de Itaquera, expandindo, depois, para os demais.
					 |