Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO1h - Relatos de experiências em doenças crônicas não transmissíveis

25795 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PESSOAS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: APOIO A CONTINUIDADE DOS CUIDADOS APÓS A ALTA HOSPITALAR
LUDIMILA SANTOS MUNIZ - HGRS, CRISTIANE SILVA DOS SANTOS - HGRS, CLAUDENICE FERREIRA DOS SANTOS - HGRS, JAILDA CRUZ DE ALMEIDA - HGRS, HEDER SILVA OLIVEIRA - HGRS, MARIANA DE ALMEIDA MORAES GIBAUT - UFBA, FERNANDA CARNEIRO MUSSI - UFBA, PEDRO ANTONIO PEREIRA DE JESUS - UFBA, IARA MASO - HGRS


Período de Realização
Confecção iniciada em 2015, editado e impresso em 2016, implementado de 2017 à atualidade.


Objeto da Experiência
Manual de orientação pós alta hospitalar para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Objetivos
Descrever a experiência na confecção e utilização de um manual de orientação para pessoas que sofreram AVC. Este visa orientar o usuário e família na continuidade de cuidados após alta hospitalar visando melhor desempenho nas atividades de vida diária e redução de riscos e possíveis complicações.


Metodologia
O manual contempla informações para a continuidade do cuidado da pessoa com AVC no domicílio numa perspectiva multidimensional. O projeto foi apresentado a diretoria do hospital para anuência. Foi realizada revisão de literatura sobre os temas propostos e síntese do conhecimento obtido, o qual foi discutido pela equipe multiprofissional. A linguagem científica foi adequada para coloquial e após o financiamento da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia o manual foi editado, diagramado e impresso.


Resultados
O reforço das orientações na alta e o seguimento destas pela família corroboram para a reabilitação em saúde e reduzem a recorrência de internamento hospitalar por complicações do AVC. O manual ainda, potencializa as chances de um melhor cuidado no domicílio, sendo uma importante ferramenta para recuperação e manutenção da qualidade de vida. A intervenção educativa com o manual soma-se às orientações específicas da alta, aumentando a qualidade da informação e abrindo espaço para esclarecimentos.


Análise Crítica
Os elementos que constituem o trabalho em saúde são coletivos, sendo definida a entrega orientada do manual por um dos integrantes da equipe multiprofissional. Todavia, ainda se nota resistência no ato da entrega e orientação do usuário, observando-se que apenas algumas categorias de profissionais o utilizam. Destaca-se que o usuário e sua família tem valorizado a possibilidade de estar em unidade hospitalar do SUS e a vivência da educação em saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência revela que a educação em saúde iniciada no hospital otimiza e esclarece a continuidade do cuidado após a alta. Nesse processo, é um desafio dirimir a resistência dos trabalhadores na atenção hospitalar frente a essa intervenção. Na gestão dos serviços de saúde é preciso fortalecer a valorização da educação como parte da cultura institucional, visando um preparo para alta que assegure ao usuário e família a continuidade ao cuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360