27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO1h - Relatos de experiências em doenças crônicas não transmissíveis |
26705 - CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL ROSANA FIDELIS COELHO VIEIRA - INCA, LAURENICE DE JESUS ALVES PIRES - INSTITUTO DESIDERATA, TATILA RANGEL LOBO BRAGA - INCA, SIMA FERMAN - INCA, ANDREIA ALVES TEIXEIRA - INCA, FERNANDA LIMA - INCA, VIVIANE SARAIVA DE ALMEIDA - ME/UFRJ, DANIELLE LEMOS QUERIDO - ME/UFRJ, MARILDA ANDRADE - UFF
Período de Realização A capacitação foi realizada no período de maio a setembro de 2017.
Objeto da Experiência Capacitação para identificação precoce dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
Objetivos Capacitar profissionais de saúde que atuam na atenção básica e estratégia de saúde da família para identificação precoce dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
Metodologia Relato de experiência sobre a capacitação de profissionais da atenção básica, realizado em cinco municípios do Rio de Janeiro: Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio Bonito. A pactuação e definição dos municípios participantes foi realizada pelo Instituto Desiderata, através do projeto Unidos pela Cura, junto as Secretarias de Saúde. Foram realizadas aulas expositivas oficinas de trabalho, conduzidas por profissionais da área de oncologia pediátrica e gestores da saúde.
Resultados Enfermeiros e médicos do Instituto Nacional de Câncer ministraram aulas. Foram capacitados 705 profissionais, de uma previsão de 733, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS). Os profissionais com maior adesão foram os ACS, enfermeiros e os profissionais de nível técnico e auxiliar, seguido dos médicos. A unidade que realizou maior números de encontros foi no município de São Gonçalo, com a participação de 251 profissionais.
Análise Crítica Observamos nos encontros que os profissionais despertaram interesse pela proposta e ressaltaram dificuldades nos seus serviços de origem no que diz respeito ao percurso na investigação diagnóstica do usuário na rede de atenção à saúde, principalmente relacionado a realização de exames e busca de especialidades médicas, em contrapartida, reconheceram a importância e a necessidade da continuidade deste projeto de capacitação.
Conclusões e/ou Recomendações Devido a relevância da temática e da importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, fundamental para o prognóstico da doença, bem como da oportunidade da integração multiprofissional, entendemos que projetos como este devam ser inseridos no cotidiano dos profissionais de saúde da rede SUS.
|