28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO1i - Relatos de experiências: Cuidados em obesidade e DCNT  | 
        
        
		  
					 
          				
						 24293 - OBESIDADE: UMA PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO A PARTIR DE UM PLANO ESTADUAL INTERSETORIAL NORMA SUELI MARQUES DA COSTA ALBERTO - FIOCRUZ, CRISTIANE MARIA FERRAZ DAMASCENO MOURA FÉ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, GISELA MARIA SILVA DE BRITO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, CASSANDRA MARIA DE SENA MUNIZ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, ERNESTO ALBERTO BRAVO - CENTRO DE ASSISTÊNCIA DO BANCO DO BRASIL
					
  
					Período de Realização De setembro de 2017 a fevereiro de  2018; em curso.
  
 	Objeto da Experiência Elaboração do Plano Estadual Intersetorial para Enfrentamento à Obesidade a partir do setor saúde.
  
 	Objetivos - Descrever a experiência de elaboração do Plano Estadual Intersetorial para Enfrentamento à Obesidade no Piauí.
 - Evidenciar a importância da interdisciplinaridade e da intersetorialidade na construção de estratégias de prevenção e controle da Obesidade.
 - Discutir os desafios do enfrentamento à obesidade.
  
 	Metodologia Em setembro de 2017, foi criado na Secretaria de Saúde do Piauí um grupo de trabalho com a responsabilidade de planejar medidas de enfrentamento à obesidade. Nas reuniões identificou-se políticas convergentes para o enfrentamento, recursos disponíveis e potenciais, caminhos e limitações vivenciados. Planejou-se ações de diagnóstico do agravo, portaria normatizadora das ações de alimentação no órgão, construção coletiva de um plano estadual e ampliação do grupo para outras áreas além da saúde.
  
 	Resultados Mobilização interna para o problema da obesidade; lançamento de um boletim sobre o agravo com uma série histórica de 10 anos; criação de uma portaria interna que dispõe sobre ações de alimentação saudável no órgão e entidades vinculadas, que está em fase de implementação e acompanhamento; realização de uma oficina estadual interdisciplinar e intersetorial, na qual iniciou-se a elaboração coletiva do plano estadual de enfrentamento à obesidade, o qual será submetido a instâncias cabíveis.
  
 	Análise Crítica A obesidade, doença multifatorial, cujas causas relacionam-se a questões biológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas, requer uma abordagem intersetorial, que é de difícil exercício, tendo em vista que a prática histórica das políticas públicas é ser desenvolvida de forma isolada, setorial, e a construção coletiva ainda é barreira para muitos técnicos. Além disso, o enfrentamento do agravo passa pela mudança no modelo de desenvolvimento do país, que sofre fortes influências do mercado.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A inciativa da Secretaria de Saúde de enfrentar da obesidade, promoveu um movimento interno e outros órgãos, mobilizou técnicos e gestores a refletirem sobre a responsabilidade diante do agravo. Internamente, a portaria foi um ganho, tendo em vista que modificará as práticas de licitação, aquisição, comercialização e consumo de alimentos no órgão, o que desencadeou interesses de outros para a medida. Medidas de mercado precisam ser discutidas.
					 |