Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO1k - Hipertensão

24649 - PREVALÊNCIA DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM CONTROLE DA SAÚDE FAMILIAR INEFICAZ EM HIPERTENSOS
MAYENNE MYRCEA QUINTINO PEREIRA VALENTE - UNIFOR, LUSIANE BATISTA DE ALMENDRAS GONÇALVES - HOSPITAL OTOCLÍNICA, CAROLINE SOUSA PRAXEDES MORAES - LABORATÓRIO EMÍLIO RIBAS, VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI - UECE


Apresentação/Introdução
A Hipertensão Arterial Sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, tornou-se um agravo de grande magnitude em termos econômicos, sociais e de qualidade de vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% dos hipertensos não fazem tratamento algum e, entre os tratados, dois terços não atingem o controle adequado da pressão.


Objetivos
Investigar a prevalência do Diagnóstico de Enfermagem Controle da saúde familiar ineficaz em hipertensos.


Metodologia
Estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 90 pacientes hipertensos, acompanhados em uma unidade de atenção secundária, situada em Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados foi realizada no período de Agosto a Setembro de 2015, através de um questionário contendo dados sociodemográficos, antropométricos e clínicos. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 18.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade de Fortaleza conforme parecer nº 1.207.990.




Resultados
Os hipertensos eram na maioria do sexo feminino (69; 24,6%), casados (51; 56,7%), com nível de escolaridade baixo (36; 40,0%), encontravam-se na terceira idade (75; 83,3%), aposentados (57; 63,3%), com renda familiar maior que um salário mínimo (83; 92,2%) e 60 (66,7%) apresentavam tempo de diagnóstico maior de 10 anos. O Diagnóstico de Enfermagem Controle da saúde familiar ineficaz esteve presente em 21 (23,3%) dos hipertensos da amostra, tendo em vista que eles apresentaram a característica definidora maior atividades familiares inadequadas para atingir os objetivos de saúde.


Conclusões/Considerações
A baixa prevalência do Diagnóstico de Enfermagem nesta população torna-se um fator positivo, visto que, reflete na ação desenvolvida por parte dos enfermeiros na instituição pesquisada, no qual esses profissionais orientam e estimulam os pacientes na adoção de hábitos de vida saudáveis e incentivam a adesão ao tratamento medicamentoso. A participação da família nesse processo, também, mostra-se relevante na adesão ao regime terapêutico.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360