27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1a - Relatos de experiências em DCNT 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25259 - RELATO DE EXPERIENCIA DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE CÂNCER DE MAMA PARA USUÁRIOS E EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PAULO FROTA EM ANANINDEUA – PA MAÍRA KHOURY EVANGELISTA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, LANA THAYNÁ MENEZES DOS SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ARTUR DE LIMA PRIANTE - CENTRO UNIVERSITÁRIO  DO PARÁ - CESUPA, GUSTAVO MARADEI TUMA MARTINS - CENTRO UNIVERSITÁRIO  DO PARÁ - CESUPA, LIANGE DA SILVA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO  DO PARÁ - CESUPA, BÁRBARA PINHEIRO PANTOJA DE OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO  DO PARÁ - CESUPA, JOÃO AMÉRICO BORGES GONÇALVES - CENTRO UNIVERSITÁRIO  DO PARÁ - CESUPA, ANA KATARINA MARQUES DE LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO  DO PARÁ - CESUPA, JANAÍNA CUNHA ROMEIRO - CENTRO UNIVERSITÁRIO  DO PARÁ - CESUPA
					
  
					Período de Realização Experiência realizada em 19 de outubro de 2016.
  
 	Objeto da Experiência Usuárias, funcionárias e equipe de saúde da Unidade básica de saúde Paulo frota em Ananindeua-PA.
  
 	Objetivos Executar ação de educação em saúde para esclarecer à população e a equipe profissional de saúde sobre o câncer de mama. Orientar sobre os principais sinais e sintomas do câncer de mama. Ensinar como realizar o autoexame, os principais exames diagnósticos e o método de avaliação dos mesmos.
  
 	Metodologia A ação foi realizada no mês da campanha nacional “outubro rosa” para maior adesão do público. Durante a apresentação foram expostas informações sobre fatores de risco, manifestações clínicas, prevenção e tratamento do câncer de mama, esclarecendo as dúvidas dos presentes. Foi demonstrado pelos alunos a técnica do autoexame da mama, fundamental no diagnóstico precoce desse câncer, enfatizando a importância da mamografia. A linguagem utilizada foi coloquial, para melhor compreensão dos ouvintes.
  
 	Resultados Os resultados foram bastante positivos, pois tivemos grande adesão da comunidade esclarecendo dúvidas sobre medidas de prevenção, fatores de risco, importância do diagnóstico precoce e tratamento, com o intuito de diminuir a incidência de agravos de câncer de mama na comunidade. No decorrer da palestra foi possível tirar dúvidas e desmistificar alguns tópicos, assim como ouvir relatos dos participantes que contribuíram bastante pra enriquecer a troca de experiências durante a atividade.
  
 	Análise Crítica Apesar da grande mobilização da campanha nacional “Outubro Rosa”, ficou evidente, durante a intervenção, a falta de informação dos expectadores. Muitas perguntas básicas foram feitas e podemos perceber que alguns mitos ainda são amplamente acreditados pela população, demonstrando que apesar do tema ser bastante recorrente muitas vezes não é difundido de forma adequada, expondo a população desinformada a grandes riscos.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Diante dessa intervenção contribuímos com a informação e conscientização da população sobre o CA de mama, pois é dever dos profissionais de saúde difundirem o tema de forma correta para a população. Eventos como esse são de grande impacto na comunidade pois os ouvintes aprendem e levam conhecimento para seus familiares. Demonstrando a importância das intervenções educacionais na melhoria da qualidade de vida da população e prevenção de agravos.
					 |