29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC1i - Estudos sobre ocorrência de câncer |
27029 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE HIPERTENSOS CADASTRADOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MACAÉ EDUARDA DA LUZ EMERICK - UFRJ, FERNANDA TELES MORAIS DO NASCIMENTO - UFRJ, TIAGO OLIVEIRA DE SOUZA - UFRJ
Apresentação/Introdução Um dos maiores problemas de saúde são as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), elevando número de mortes e incapacidades. Entre elas estão às doenças cardiovasculares destacando a hipertensão arterial sistêmica (HAS), caracterizada pela elevação de níveis pressóricos frequentemente associados a distúrbios metabólicos, alterações em órgãos-alvo e agravada pela presença de fatores risco.
Objetivos Traçar o perfil epidemiológico de pacientes hipertensos cadastrados em uma unidade básica de saúde do município de Macaé. Descrever características de pacientes com hipertensão arterial cadastrados em uma unidade de saúde do município de Macaé.
Metodologia Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo, realizado a partir da análise do prontuário de usuários diagnosticados com HAS; cadastrados em uma unidade básica de saúde. A coleta está sendo realizada através de instrumento estruturado com questões sobre características sócio demográficas, antecedentes familiares e pessoais, estilo de vida, medicamentos utilizados, dados do exame físico e resultados de exames laboratoriais. Os dados serão tabulados e analisados através do programa Epi Info versão 7.2. A pesquisa atende todos os preceitos éticos, conforme a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com número de parecer: 2.328.731.
Resultados A pesquisa encontra-se em processo de coleta e tabulação dos dados. A unidade escolhida situa-se na periferia do município de Macaé e possui 1077 famílias cadastradas. O território adscrito da unidade é dividido em 7 microáreas, sendo 3 já analisadas, totalizando 118 prontuários elegíveis. À análise preliminar é possível perceber que grande maioria dos usuários possui baixa escolaridade, são do sexo feminino, idade variando de 50 a 65 anos e fatores de risco como sobrepeso/obesidade, sedentarismo e dislipidemias. Chama atenção para o alto índice de doenças cardiovasculares no histórico familiar.
Conclusões/Considerações Com o envelhecimento da população as DCNT aumentam a demanda aos serviços de saúde. A HAS assume importância na saúde pública do país evidenciando a necessidade de conhecer a prevalência e fatores associados. O estudo mostra a importância de conhecer hábitos da população para produção de material científico visando embasar o planejamento das ações em saúde, aumento da oferta de serviços de saúde e melhora na qualidade de vida dos usuários.
|