Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1i - Estudos sobre ocorrência de câncer

27504 - MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA E FATORES ASSOCIADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL – UMA ANÁLISE ECOLÓGICA
ALESSANDRA PELLINI - USP, PATRÍCIA CARLA SANTOS - USP, CARMEN SIMONE GRILO DINIZ - USP, FRANCISCO CHIARAVALLOTI NETO - USP, ADEYLSON GUIMARÃES RIBEIRO - USP, ALESSANDRA CRISTINA GUEDES PELLINI - USP, MICHELLE TOUSO - USP, MARINA MIRANDA - USP


Apresentação/Introdução
O câncer de mama é a 1ª. causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com 14.206 mortes e 57.120 novos casos/ano. Tem padrões de incidência e mortalidade multifacetados, sendo maior entre as populações mais ricas, brancas, escolarizadas e urbanas. Além dos mecanismos biológicos, a rede causal deste câncer pode variar com a região geográfica, interagindo com os fatores sociodemográficos.


Objetivos
Identificar os fatores associados à taxa de mortalidade por câncer de mama padronizada pela idade nos municípios do Estado de São Paulo (ESP), no período de 2006 a 2012.


Metodologia
Estudo ecológico da taxa de mortalidade por câncer de mama padronizada por idade, como variável dependente, tendo cada um dos 645 municípios no ESP como unidade geográfica de análise, com dados do DATASUS. Para a cálculo da taxa de mortalidade por câncer de mama, foram analisadas as mortes por este câncer no ESP, na população de mulheres residentes com 15 anos ou mais, em 2009 (meio termo), de acordo com o município e faixa etária, de 2006 a 2012. Foram calculadas as taxas de mortalidade para cada município pelo método de padronização direta, usando a estrutura etária da população do ESP em 2009 como padrão.


Resultados
No modelo de regressão linear final, a mortalidade por câncer de mama, no nível municipal, foi diretamente associada a taxas de mamografia (p <0,0001), nuliparidade (p <0,0001) e uso do setor privado (p = 0,006). Além disso, foi inversamente associado à pobreza (p = 0,0190). O achado de que a mamografia foi associada, no nível municipal, com o aumento da mortalidade reforça as evidências de uma provável superestimação dos benefícios, e subestimação dos riscos desta forma de rastreamento, no nível agregado. A mesma tendência foi encontrada em recentes estudos de análise no nível individual, sugerindo altas taxas de sobrediagnóstico e sobretratamento.


Conclusões/Considerações
Nesta pesquisa a mortalidade por câncer de mama foi associada, no nível agregado, ao uso do setor privado e à nuliparidade, e paradoxalmente, à maior cobertura de mamografia. Estudos adicionais devem ser feitos para explorar se existe causalidade nesta associação, e de que natureza. As políticas de saúde devem oferecer mais ações de prevenção primária, assim como o rastreamento individualizado, incluindo escolha informada antes do rastreamento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360