Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC1c - Agravos cardiometabólicos

27582 - QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS COM EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS
ALANA CAROLINE AMORIM DE MIRANDA - UFMA, SORAIA PINHEIRO MACHADO - UECE, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, KÁTIA DANIELLE ARAÚJO LOURENÇO VIANA - UFMA, ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANÇA - UFMA


Apresentação/Introdução
A Qualidade de Vida (QV) é considerada como um importante indicador de saúde pública pelo seu potencial para prognóstico de morbidade e mortalidade. Com o aumento do excesso de peso da população brasileira, torna-se necessário avaliar a QV e os aspectos que a compõem para subsidiar medidas de promoção da saúde.


Objetivos
Avaliar a qualidade de vida de pacientes com excesso de peso atendidos em Unidade Básica de Saúde de São Luís - MA e verificar a existência de associação entre QV e as variáveis socioeconômicas, demográficas, clínicas e antropométricas analisadas.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, que avaliou indivíduos com excesso de peso. Foram aferidas as medidas de peso, altura, e circunferências da cintura e quadril. Os pacientes responderam a um questionário sobre dados socioeconômicos e demográficos, o Questionário Internacional de Atividade Física e o WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life) por meio de uma escala Likert de cinco pontos. As análises estatísticas foram processadas no programa Stata 14.0, utilizando-se os testes Qui-quadrado e o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman para investigar possíveis associações entre as variáveis.


Resultados
Foram avaliados 98 adultos, com idade média de 44,8 ± 14,2 anos, sendo 89,8% do sexo feminino. Grande parte do grupo (53,1%) avaliou a QV como “nem ruim/ nem boa” e demonstrou insatisfação com a saúde (51,0%). O domínio de Relações Sociais foi o melhor avaliado (3,8 ± 0,6 pontos) e o do Meio Ambiente o pior (2,9 ± 0,5 pontos). A baixa escolaridade (p= 0,045) e a dor física (p= 0,008) associaram-se à maior insatisfação com a QV. Em relação às facetas do WHOQOL-bref, a insatisfação com a imagem corporal esteve associada com o maior peso corporal (p= 0,010). A variável sexo apresentou associação significativa com acesso à informação (p= 0,020), autoestima (p= 0,016) e vida sexual (p= 0,023).


Conclusões/Considerações
Esta pesquisa sugere que é necessário promover a saúde e a qualidade de vida dos pacientes com excesso de peso, sendo de fundamental importância planejar e executar ações de promoção da saúde nas Redes de Atenção a Saúde por meio de uma assistência integral, no intuito de reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados a seus determinantes e condicionantes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360