Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12b - Tuberculose

28821 - AÇÕES DE PREVENÇÃO PARA OS COMUNICANTES DE PACIENTES COM TUBERCULOSE
TALINA CARLA DA SILVA - USP, VALQUÍRIA DANIELA DA SILVA FERREIRA - FACULDADE SANTA MARIA, SHEYLLA NADJANE BATISTA LACERDA - FACULDADE SANTA MARIA, MAYRLA LIMA PINTO - USP, GIOVANNA MARIAH ORLANDI - USP, TÂNIA MARIA RIBEIRO MONTEIRO DE FIGUEIREDO - UEPB, MARIA RITA BERTOLOZZI - USP


Apresentação/Introdução
A tuberculose é transmitida de um indivíduo para outro através do ar, pelas vias áreas e inalação de gotículas infectadas. Aqueles que possuem contato prolongado com os indivíduos fonte, possuem maior possibilidade de infecção, assim, uma das formas de controle da cadeia de transmissão é o diagnóstico precoce da doença nos comunicantes.


Objetivos
Analisar as ações desenvolvidas pela enfermagem na prevenção da tuberculose em comunicantes


Metodologia
Estudo do tipo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no município de Cajazeiras-PB, no período de outubro e novembro de 2017. A amostra foi composta por todos os enfermeiros que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Foram incluídos os enfermeiros que acompanharam pacientes com tuberculose nos últimos cinco anos. Os dados foram categorizados, processados e analisados eletronicamente através do programa SPSS 2.0. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva (frequências absoluta e relativa). Foram respeitados todos os aspectos éticos.


Resultados
Evidenciou-se que a maioria dos enfermeiros atuantes na ESF eram do sexo feminino, tinham idade entre 30 a 35 anos. A maioria afirmou que recebiam treinamento e capacitação para lidar com os comunicantes; 57% dos enfermeiros não solicitaram a prova tuberculínica nos comunicantes, mesmo estes com sintomas respiratórios. Quanto a baciloscopia e exame radiológico, 73% não solicitaram. 93% realizavam a investigação vacinal, 60% realizavam visita domiciliares e 80% registram os exames e os nomes de todos os contatos, para controle dos mesmos.


Conclusões/Considerações
Pode-se perceber que os principais exames não são solicitados, mesmo diante de sintomas respiratórios, o que dificulta o diagnóstico precoce e controle da disseminação da doença. Conclui-se que ainda é necessário, mais ações que possam acompanhar de forma mais efetiva os comunicantes e consequentemente romper a cadeia de transmissão.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360