Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12f - Educação, assistência e cuidado em doenças transmissíveis 

25683 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO MÉTODO PARA ADESÃO AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE NA ADOLESCÊNCIA
LILIAN CRISTINA CARDOSO - IFPR, SIDNEI TEIXEIRA JUNIOR - IFPR, TACIANE DE FÁTIMA CAMARGO DE CARVALHO - IFPR, NAYARA PEREIRA DOS SANTOS - IFPR


Período de Realização
Os dados foram coletados no período de agosto a dezembro de 2016.


Objeto da Experiência
Práticas de Educação em saúde durante Visita Domiciliar ao adolescente/família portador de Tuberculose em município do interior do Paraná.


Objetivos
Descrever a vivencia em Educação em Saúde com adolescente/família portador de tuberculose frente a fatores que dificultam a adesão ao tratamento.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência acadêmica de Visitas Domiciliares. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a dezembro de 2016, durante o componente curricular Cuidados de Enfermagem em Saúde Coletiva I do curso de graduação em enfermagem do Instituto Federal do Paraná. As visitas aconteceram semanalmente e os dados foram coletados a partir do modelo Calgary de Avaliação de Família.


Resultados
A formação de vínculos se deu a partir da terceira visita. Verificou-se o preconceito existente frente à doença, falta de orientação sobre o uso de álcool e tabaco e comportamentos negativistas da adolescência como principais dificultadores da adesão ao tratamento. Foi disponibilizado material informativo sobre a doença, sensibilizada quanto a realização dos testes de acompanhamento e proporcionado um espaço de escuta com abordagem familiar para a desmistificação dos medos.


Análise Crítica
A tuberculose caracteriza-se como um importante agravo para a saúde pública, emergindo fatores que dificultam a adesão, como, questões sociais e pessoais, não estabelecimento de vínculos, uso de álcool/drogas, efeitos adversos a medicação. Uma alternativa de se trabalhar com esta problemática, está na educação em saúde, quando busca-se desenvolver o pensamento crítico e reflexivo da realidade vivida, propondo ações que autonomize os indivíduos a decidirem sobre sua saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
Reconhecer fatores que dificultam a terapêutica é primordial, pois além de estabelecer vínculos e troca de conhecimentos, proporciona a mudança de comportamentos a partir de técnicas educativas e reflexão crítica. Destaca-se a necessidade de profissionais qualificados, com um olhar centrado nas necessidades do indivíduo, capazes de participarem ativamente no controle da Tuberculose e na melhoria da qualidade de vida do indivíduo/família portador.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360