Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12c - Hanseniase

27248 - PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO EM PACIENTES ACOMETIDOS POR HANSENÍASE E FATORES ASSOCIADOS
ANDREA JACQUELINE FORTES - UFBA, CAMILA SILVA SILVEIRA TEIXEIRA - UFBA, FLÁVIA JOSÊ ALVES OLIVEIRA - UFBA, NATANAEL DE JESUS SILVA - UFBA, PRICILLA DE ALMEIDA MOREIRA - UFBA, ALINE DOS SANTOS ROCHA - UFBA, RITA DE CASSIA RIBEIRO SILVA - UFBA, JORG HEUKELBACH - UFC


Apresentação/Introdução
O perfil nutricional no Brasil evidencia um aumento das prevalências de excesso de peso, sobretudo entre grupos vulneráveis, que têm sua condição nutricional e de saúde atrelada à desigualdade socioeconômica. Entre indivíduos que sofreram com alguma doença ou com consequências desta, a exemplo da hanseníase, o bom estado nutricional possibilita uma melhor condição de saúde e prevenção de recidivas.


Objetivos
Investigar a prevalência de excesso de peso e fatores associados, em pessoas acometidas por hanseníase


Metodologia
Estudo transversal, de base censitária, realizado com indivíduos acometidos por hanseníase, de ambos os sexos, residentes no município de Vitória da Conquista – Bahia, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, entre 2001 e 2014. O excesso de peso foi definido como variável dependente, mensurado pelo cálculo do índice de massa corporal, a partir das medias de peso e altura. As variáveis explicativas foram referentes às características demográficas, socioeconômicas e clínicas. O modelo de regressão logística foi utilizado para verificar a associação entre o desfecho e demais covariáveis, estimada pela razão de chances (OR) e seu intervalo de confiança de 95%


Resultados
Entre os 228 indivíduos incluídos no estudo, a prevalência de excesso de peso foi de 58,5%, com predomínio entre os indivíduos do sexo masculino. No modelo ajustado, os homens (OR 3,21 – IC95%: 1,70 – 6,05) apresentaram mais de o triplo de chance de serem acometidos por excesso de peso quando comparado as mulheres. Morar na zona rural (OR 0,49 – IC95%: 0,24 – 0,99) foi fator protetor, reduzindo em mais de 50% as chances de ocorrência de excesso de peso, quando comparado aos residentes na zona urbana.


Conclusões/Considerações
Mais da metade dos indivíduos acometidos por hanseníase apresentaram excesso de peso, com destaque para os homens e os residentes na zona urbana do município, demonstrando a necessidade do reforço de ações de saúde preventivas e integrativas, visando a saúde e o bem-estar da população, em especial entre aqueles que vivenciam situações de vulnerabilidade social e econômica, reflexo da pobreza crônica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360