Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12h - Arboviroses e outras doenças negligenciadas

21608 - CRITÉRIOS PARA SUSPEITA DE CASOS DE FEBRE AMARELA DURANTE A EPIDEMIA DE MAIRIPORÃ - SP 2017/2018
PATRICIA MAIA CIPOLLARI - PMM, GRAZIELLE CRISTINA BERTOLINI - PMM, LETÍCIA SCHEMIDT BRILHA VICENTE - PMM, NATALI APARECIDA FARIAS BUENO COUTINHO - PMM, DANIELLE FERREIRA DE MORAES - PMM


Período de Realização
De 03/01/2018 a 11/02/2018


Objeto da Experiência
Critérios de definição de casos suspeitos para Febre Amarela durante a introdução do vírus em território indene.


Objetivos
- Avaliar o critério oficial (SVS/MS) de definição de casos suspeitos para Febre Amarela em relação aos dados clínicos apresentados pelos casos confirmados laboratorialmente.
- Prevenir óbitos fazendo a assistência adequada e precoce dos casos.


Metodologia
Analisamos os dados disponíveis no banco SINANNet do Departamento de Vigilância em Saúde do Município de Mairiporã no período que vai da Semana Epidemiológica - SE 42/2017 à 06/2018. Período em que iniciaram as notificações de casos suspeitos de Febre Amarela em humanos. Verificamos em revisões de prontuários hospitalares e busca ativa por telefone as características clínicas dos primeiros sintomas.


Resultados
Em relação aos exames laboratoriais verificamos a enorme elevação das transaminases (TGO > TGP). As bilirrubinas também estavam alteradas (à custa de bilirrubina direta). Tivemos a indicação de internação hospitalar em 60,0% dos casos confirmados para o monitoramento clínico e laboratorial dos sinais e sintomas de gravidade.


Análise Crítica
Pudemos observar que o campo 39 da Ficha de Investigação Epidemiológica – FIE dos casos confirmados mostrou que o sintoma mais prevalente foi dor abdominal. Porém, através de relatos de casos e revisões de prontuários verificamos que os sintomas característicos da doença e que estão descritos no critério de CASO SUSPEITO da FIE / SVS /MS de 17/01/2011 não ajudaram na detecção precoce dos quadros clínicos em seu início devido a sua ausência.


Conclusões e/ou Recomendações
Passamos a adotar no município, do ponto de vista clínico, orientação do Guia para Profissionais de Saúde da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde – SAS/MS de 2017 para considerar caso suspeito. Para isso implantamos junto à rede de atenção do município o Fluxograma de Abordagem Inicial de Pacientes com Suspeita de Febre Amarela e o Cartão de Acompanhamento Ambulatorial.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360