Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12h - Arboviroses e outras doenças negligenciadas

22370 - DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NA ATENÇÃO BÁSICA NO INTERIOR DO AMAZONAS
THAÍS TIBERY ESPIR - UFAM, ROSANA PIMENTEL CORREIA MOYSES - UFAM, JULIANA NASCIMENTO VIANA - UFAM, GABRIELA AMARAL DE SOUSA - UFAM, MARICLEIDE DE FARIAS NAIFF - INPA, ÉRICA OLIVEIRA DA SILVA - INPA, NICOLE TAYNA BRANDÃO DOS SANTOS - INPA, ANTONIA MARIA RAMOS FRANCO - INPA


Apresentação/Introdução
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por um parasita que provoca úlceras na pele e mucosas. É considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença negligenciada e ocupa a categoria de doenças emergentes e sem controle. No Brasil, a região Norte registra o maior número de casos da doença.


Objetivos
Avaliar os diferentes métodos diagnósticos da LTA em serviço de atenção primária de área endêmica da doença.
Conhecer os aspectos da dinâmica na transmissão e o perfil epidemiológico da população atingida.



Metodologia
Foram atendidos 33 pacientes com infecção sugestiva de LTA atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Hamilton Cidade, em Rio Preto da Eva- Amazonas, local de referência para o diagnóstico da doença nesse município. Realizou- se exame direto através da escarificação de borda da lesão para visualização de formas amastigotas do parasita, Teste de Intradermorreação de Montenegro (IDRM) e coleta de sangue para sorologia por Enzyme Linked Immunosorbant Assay (ELISA). Foi aplicado um questionário padrão com informações epidemiológicas, a fim de, conhecer a história clínica e origem da infecção. Os dados foram analisados com o software estatístico SPSS.


Resultados
Dos 33 pacientes atendidos, 96% (n=30) tiveram diagnóstico positivo para LTA através do exame direto, e três casos apresentaram resultado negativo usando essa metodologia, entretanto, obteve-se positividade nesses casos por meio da IDRM. O resultado do ELISA apresentou positividade em 75% (n=25) e o teste de IDRM em 85% (n=29). A idade variou de 18 a 59 anos, sendo a população masculina responsável por 80% dos casos. Todos os pacientes residiam no município de Rio Preto da Eva e exerciam atividade na mata como modo de vida e trabalho para seu sustento.


Conclusões/Considerações
O sucesso no controle e tratamento da leishmaniose depende de um diagnóstico eficaz e precoce. O método parasitológico é altamente específico, mas a sensibilidade é sujeita à variação, pois a distribuição de parasitas nos tecidos não é homogênea. Por não existir um método padrão ouro para o diagnóstico, constata-se a necessidade de medidas educativas de prevenção da doença, especialmente, aplicada a população residente em área endêmica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360