Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12h - Arboviroses e outras doenças negligenciadas

26006 - QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM SEQUELA DA FORMA CRÔNICA DA PARACOCCIDIOIDOMICOSE
ALICE BIZERRA REIS - UFMS, ANA PAULA DA COSTA MARQUES - UFMS


Apresentação/Introdução
A paracoccidioidomicose (PCM) é causada pelo termodimorfismo de fungos que abrangem atualmente duas espécies: Paracoccidoides brasiliensis e P. lutzii. Invade o organismo e causa lesões em tecidos conjuntivos. Apesar de ser uma doença sistêmica, predominam as formas pulmonares e cutâneo-mucosas. Mesmo depois de tratada cursa com manifestações clínicas.


Objetivos
avaliar a qualidade de vida de indivíduos com sequelas da forma crônica da PCM em acompanhamento no Hospital-Dia Profª Esterina Corsini do HU/UFMS.


Metodologia
Foram incluídos pacientes com a forma crônica da PCM tratados entre 2002 e 2015 e que evoluíram com alguma sequela da doença. Os pacientes foram submetidos ao questionário WHOQOL abreviado.


Resultados
Foram entrevistados 42 pacientes, sendo 41 homens e uma mulher, idade média de 58 anos. Todos apresentam sequelas pulmonares, 23% laríngeas e 17% adrenais. Observou-se que 59,5% avaliam como boa a qualidade de vida e 64,3% estão satisfeitos com a saúde. Ainda: 66,7% declararam que sua vida tem bastante sentido e 78,5% estão satisfeitos consigo mesmos. Por outro lado, 48,8% aceitam razoável/muito pouco a aparência física e 79,9% declararam ter sentimentos negativos: mau humor, desespero, ansiedade e/ou depressão muito frequentemente/algumas vezes. Observaram-se doenças concomitantes à PCM, como hipertensão arterial sistêmica e tuberculose.


Conclusões/Considerações
concluiu-se que é importante o acompanhamento do paciente por outros especialistas e também por uma equipe multiprofissional que possa ministrar o tratamento e acompanhamento adequados, para assim, aumentar a resolutividade das sequelas e melhorar a qualidade de vida do grupo estudado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360