Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC12h - Arboviroses e outras doenças negligenciadas

27541 - VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ALERJ
ELIZABETH NATIVIDADE MARINHO - IBMR, ALINE ALVES SIQUEIRA - ALERJ, KAMYLLA CHRISTINE BARROS MARQUES - UVA, LETÍCIA COSTA MATOS - UNIRIO, MEL RODRIGUES COUTINHO - UVA


Período de Realização
A Campanha de Imunização Contra Febre Amarela na ALERJ deu-se no período de 27/01 a 22/02 de 2018.


Objeto da Experiência
Realização da imunização na população e de funcionários no departamento de assistência médica da ALERJ.


Objetivos
Realizar o dia D da Campanha Nacional de Imunização Contra a Febre Amarela; Ofertar a vacinação a funcionários e familiares; Promover a educação em saúde e Atrair a atenção da população sobre importância de se imunizar contra a febre amarela.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência sobre a realização da campanha de imunização realizada na ALERJ, que contou com uma equipe composta por enfermeiros, médicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, secretários e funcionários do cerimonial. O Ministério da Saúde forneceu para 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem, um curso de atualização acerca da temática e os recursos materiais necessários para a realização da campanha.


Resultados
Durante a triagem, além da coleta de dados pessoais, foi aplicado um Termo de Compromisso aos clientes, sinalizando as possíveis reações e eventos adversos e todas as contraindicações. Foram aplicadas 1423 doses de vacinas, sendo 962 doses padrão e 461 doses fracionadas. Para realizar a estatística final, as aplicações foram classificadas por idades e destacadas os casos de mulheres gestantes.


Análise Crítica
Observou-se que a maior parte das pessoas imunizadas estava na faixa etária de 40 a 59 anos, caracterizando a baixa procura do público mais jovem. Além disso, foi possível notar que o maior número de procura pela vacina foi de pessoas que não trabalham na ALERJ. É valido destacar que a população possui dificuldade manter uma fonte de informação fidedigna a respeito das possíveis reações e dúvidas acerca da efetividade da vacina.


Conclusões e/ou Recomendações
Durante a campanha foi possível concluir que, apesar das vacinas não terem se esgotado, foram atingidos os objetivos de vacinar funcionários, familiares e a população, não ocorrendo nenhum evento adverso ao longo da campanha. Vale ressaltar que foram intensificadas as orientações sobre a vacinação na instituição. Acredita-se que para campanhas futuras, a intensificação nos meios de divulgação possa trazer resultados ainda melhores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360