Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO31e - Doenças Transmissíveis - perfil e diagnóstico

25521 - DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV): HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO ADOTADAS NO BRASIL
REGINA APARECIDA COMPARINI - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ERICA TATIANE DA SILVA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FLÁVIA TAVARES SILVA ELIAS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, DANIELLA CRISTINA RODRIGUES PEREIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ


Apresentação/Introdução
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é resultante da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que induz imunodepressão profunda nos pacientes acometidos e permite o aparecimento de infecções oportunistas e/ou neoplasias. No Brasil foram registrados 757.042 casos de indivíduos com Aids no período de 1980 até 2014 e com número de óbitos com cerca de 12,5 mil a cada ano.


Objetivos
Descrever as principais estratégias de ampliação do diagnóstico incorporadas nas políticas de saúde pública do Brasil, com o objetivo de diminuir os índices de infecção pelo HIV.


Metodologia
Estudo descritivo com base na análise documental do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais (DDAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) no período de 2013 a 2015. A análise foi realizada a partir da evolução cronológica da ampliação da oferta dos testes de diagnósticos e da estratégia de implementação dentro e fora das unidades básicas de saúde, por grupos de população.


Resultados
A incorporação da investigação da infecção pelo vírus HIV através de exames diagnósticos, como uma das ferramentas para alcançar a meta mundial 90-90-90 no ano de 2020. Marco para o início da ampliação de acesso ao diagnóstico de HIV foi a criação dos Centros de Orientação e Aconselhamento Sorológico. A evolução dos algoritmos diagnósticos do Manual Técnico para o diagnóstico da Infecção pelo HIV, contemplando necessidades específicas e garantindo formas de testagem para cada realidade, programas e projetos, como o “Viva Melhor Sabendo” e o “A hora é agora”, permitiram expandir o número de pessoas e populações-chave diagnosticadas.


Conclusões/Considerações
As iniciativas para a ampliação do acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV são crescentes. Verificou-se que as estratégias de diagnóstico e tratamento precoce adotadas apresentaram bons resultados nos últimos anos. Como exemplo disto, é a taxa de detecção de HIV por 100.000 habitantes, que caiu para menos de 20 casos em 2015, passando a ser a menor taxa de detecção dos últimos 12 anos (19,7/100.000).

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360